Um avião com 67 pessoas caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, na madrugada desta quarta-feira (25), pelo horário de Brasília. Segundo últimas atualizações 38 pessoas morreram no acidente.
A
O
“A situação não é muito boa, 38 mortos”, disse o vice-primeiro-ministro cazaque Kanat Bozumbayev, citado pela agência de notícias russa Interfax.
O Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão informou que “29 sobreviventes, incluindo três crianças, foram hospitalizados”.
A Azerbaijan Airlines informou que 67 pessoas estavam a bordo — 62 passageiros e cinco tripulantes. Segundo o Ministério dos Transportes do Cazaquistão, 37 são cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 da Rússia.
O Cazaquistão informou que abriu uma investigação sobre a causa do acidente, que não ficou imediatamente clara. A Azerbaijan Airlines disse inicialmente que o avião voou entre um bando de pássaros antes de retirar a declaração.
“Não podemos divulgar nenhum resultado da investigação neste momento”, disse o gabinete do procurador-geral do Azerbaijão em um comunicado.
“Todos os cenários possíveis estão sendo examinados e as análises especializadas necessárias estão em andamento”, acrescentou.
O órgão disse que uma equipe de investigação liderada pelo procurador-geral adjunto do Azerbaijão foi enviada ao Cazaquistão e está trabalhando no local do acidente.
O promotor do Cazaquistão responsável por casos de transporte, Timur Suleymanov, disse que o gravador de dados de voo do avião foi encontrado, informou a agência de notícias Interfax.
A aeronave
A aeronave da Azerbaijan Airlines havia saído de Bacu, capital do Azerbaijão, e tinha como destino a cidade russa de Grózni, capital da Chechênia. A companhia aérea declarou que a aeronave Embraer 190, voo J2-8243, foi forçada a realizar um pouso de emergência aproximadamente 3 km da cidade cazaque de Aktau.
Durante o trajeto, o avião foi redirecionado por conta de um nevoeiro em Grózni. A queda aconteceu em uma cidade portuária do Cazaquistão. Conforme a agência, um vídeo mostrou o avião pegando fogo antes de atingir o solo.
“Os nossos pensamentos e sinceras condolências vão para as famílias, amigos, colegas e entes queridos afetados pelo ocorrido. Seguimos totalmente empenhados em apoiar as autoridades competentes”, reforçou a companhia Embraer, por meio de nota.