Ouvindo...

Príncipe Andrew deverá deixar residência real após ser destituído do cargo

A propriedade de 30 quartos está localizada em Windsor Great Park, a oeste de Londres

Andrew já havia renunciado as suas funções em 2019

O irmão do Rei Charles III, Andrew, deverá deixar o Royal Lodge, mansão real em que reside desde 2003, após ser destituído do cargo de príncipe. Ele teve o título retirado devido ao escândalo envolvendo Jeffrey Epstein.

A propriedade de 30 quartos está localizada em Windsor Great Park, a oeste de Londres, e abriga também a ex-esposa de Andrew, Sarah Ferguson, e as duas filhas do casal, Beatrice e Eugenie.

O direto de viver na propriedade da Coroa Britânica foi dada a Andrew por sua mãe, a rainha Elizabeth II, falecida em 2022. Ele pagou 1 milhão de libras pela residência em 2003 e deveria arcar com quaisquer obras de reforma e manutenção dos terrenos ao redor por 75 anos.

Com 40 hectares, o local conta com piscina, aviário, seis casas anexas, uma casa para o jardineiro e acomodações para os seguranças da família real.

Leia também

Escândalo de príncipe Andrew

Andrew foi acusado de abusar sexualmente de Virginia Giuffre, uma das vítimas centrais do esquema de tráfico sexual de Jeffrey Epstein, magnata americano condenado em 2008 por crimes de prostituição envolvendo menores de idade.

Virginia alegou que o então príncipe – que nega todas as acusações – cometeu os abusos em 2001, quando tinha 17 anos.

Anos depois, Andrew fechou um acordo financeiro extrajudicial confidencial com Giuffre nos Estados Unidos, retirando todas as acusações civis contra ele.

Além disso, se tornou público um acordo feito por ela com Epstein em 2009 – ano em que ele morreu na prisão – para não processar outros “réus em potencial” em troca de 500 mil dólares.

Virginia teve a morte comunicada pela família em abril deste ano, onde disseram que ela partiu “por consequência dos danos psicológicos profundos causados por anos de abuso e exploração sexual”.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.