Um problema técnico paralisou todos os voos da American Airlines nos Estados Unidos nesta terça-feira (24), véspera de Natal. Sem dar detalhes, a companhia informou que as operações já foram retomadas normalmente.
Por meio de nota, a empresa pontuou que um “problema técnico” atrasou todos os seus voos em solo americano, logo durante um dos períodos de viagem mais movimentados do ano.
“Pedimos desculpas aos nossos clientes pelo inconveniente”, destacou a American Airlines em um comunicado.
A interrupção ocorreu em um dia em que a companhia aérea está programada para ter mais de 3.300 voos domésticos, de acordo com a empresa de análise de aviação Cirium.
David Myers, um consultor de desastres de 62 anos que estava viajando de Salisbury, Maryland, para Nova Orleans, disse que foi alertado pela primeira vez sobre o problema às 6h da manhã, no horário local. Ele e sua esposa estão tentando passar o Natal com seus filhos.
“É véspera de Natal, então reclamar não parece muito certo. A segurança sempre vem em primeiro lugar. Mas mais informações no portão seriam úteis”, ponderou Myers à CNN.
Os clientes nas redes sociais começaram a reclamar que
os atrasos estavam chegando a 90 minutos. Um passageiro postou no X:
“O capitão disse que a interrupção do software da American impediu os cálculos de peso e balanceamento ‘em toda a empresa’ sem estimativa de resolução. Os voos não puderam partir como resultado. Não foi um bom começo para a viagem de véspera de Natal!”.
Como consequência, as ações da American Airlines caíram inicialmente quase 3% nas negociações de pré-mercado, mas subiram 1% após a resolução das atividades.