Ouvindo...

Esquerda X Direita: Novo presidente do Uruguai poderá ser conhecido ainda hoje

Disputa é entre o ex-professor de história Yamandú Orsi, de 57 anos, da coalizão de esquerda e o veterinário Álvaro Delgado, 55, que representa o projeto de continuidade do atual governo de centro-direita

Yamandú Orsi, candidato apoiado por Pepe Mujica

Álvaro Delgado representa a direita em disputa acirrada

Os uruguaios escolhem hoje (24), em segundo turno, seu novo presidente. A disputa acirrada (e imprevisível) é entre Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda e centro-esquerda Frente Ampla, e Álvaro Delgado, candidato do Partido Nacional, hoje à frente do governo com Luis Lacalle Pou. Há 2,7 milhões de eleitores inscritos no país de 3,4 milhões de habitantes. O horário de votação poderá ser prorrogado até às 19h30 —ou 20h30, caso ainda haja eleitores nas filas.

Debilitado em decorrência de um tratamento de radioterapia, o ex-presidente José “Pepe” Mujica, de 89 anos, votou às 8h em ponto e declarou aos jornalistas: “Meu futuro mais próximo é o cemitério, mas me preocupo pela sorte de vocês, os jovens que quando tiverem a minha idade vão viver um mundo muito distinto”, disse. “A política não dá esperança aos jovens; [os políticos] são um bando de velhos acomodados”.

Leia mais:

Uruguaios elegem novo presidente neste domingo (27); conheça os candidatos

Ao votar, Yamandú Orsi disse que “a democracia tem de ser uma festa” e pediu tranquilidade na votação. Questionado por um repórter sobre os planos para o futuro, caso perca a eleição, ele disse que poderá voltar a lecionar história, sua profissão original. Mas disse que “ainda há muita água para rolar.”

Álvaro Delgado, por sua vez, disse que o “Uruguai, logo, teria um novo presidente eleito e que, naturalmente, terá início o processo de transição e compartilhamento de decisões com o nome escolhido pelos uruguaios.

Apesar de considerada “morna”, sem grandes polêmicas, a disputa no país vizinho é voto a voto, sem pistas de um favorito que deverá ocupar a cadeira de governante máximo. Pesquisas de intenção de voto mostram empate técnico entre os candidatos. Os resultados oficiais e parciais começam a ser publicados às 21h. Quem for eleito para substituir Luis Lacalle Pou tomará posse em março do ano que vem.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.