Um homem passou por um transplante inédito em Michigan, nos Estados Unidos: Derek Pfaff recebeu um novo rosto quase 10 anos depois de ter tido o seu danificado por um tiro. Na época, ele tentou tirar a própria vida.
O procedimento foi feito pela Mayo Clinic, localizada em Rochester, Minnesota, nos Estados Unidos. Pfaff contou que estava sob muita pressão e que não se lembra de ter tentado contra a vida. “Eu estava sob muita pressão na faculdade. Não me lembro de ter tomado a decisão de tirar minha própria vida. Quando acordei no hospital, pensei que tinha sofrido um acidente de carro”, afirmou.
Durante esses dez anos após o acidente, Derek passou por 58 cirurgias faciais reconstrutivas, mas ainda não conseguia comer alimentos sólidos ou falar casualmente com amigos e familiares.
Antes e depois do transplante de Derek Pfaff
A cirurgia durou mais de 50 horas e envolveu uma equipe de ao menos 80 profissionais, entre cirurgiões, anestesistas, enfermeiros, técnicos, assistentes e outros especialistas. O médico Samir Mardini foi quem liderou o procedimento.
Derek Pfaff antes de ter o rosto danificado e depois da cirurgia
Após ter a vida transformada, Derek não só fala sobre transplantes, mas também sobre prevenção do suicídios. “Eu vivi por uma razão. Quero ajudar os outros”, disse Pfaff. “Sou muito grato ao meu doador, à sua família e à minha equipe de tratamento na Mayo Clinic por me darem esta segunda chance”, afirmou.