Ouvindo...

Observador da eleição dos EUA avalia cenário para o Brasil com vitória de Harris ou Trump

Professor mineiro Antonio Marcos Nohmi analisa possíveis cenários para as relações bilaterais após eleições presidenciais nos Estados Unidos

O Brasil ganha com a eleição de Donald Trump ou de Kamala Harris? Diferentes cenários são projetados com o resultado das eleições nos Estados Unidos, marcadas para a próxima terça-feira (5).

Em entrevista à Itatiaia, o advogado e especialista em direito internacional, Antonio Marcos Nohmi, ofereceu uma análise detalhada sobre o impacto potencial das eleições presidenciais dos Estados Unidos nas relações com o Brasil.

Nohmi, que integra uma comitiva de observadores brasileiros convidados pela ONG Transparência Eleitoral para acompanhar o pleito americano, destacou as diferenças entre as possíveis administrações de Donald Trump e Kamala Harris.

Cenários distintos para as relações internacionais

Segundo o especialista, a vitória de Trump poderia significar um fortalecimento das relações comerciais, especialmente no setor do agronegócio brasileiro. ‘Não há dúvida nenhuma que as relações comerciais podem sofrer um investimento, especialmente para nós no setor do agronegócio, que existem barreiras e precisam ser melhor tratadas’, afirmou Nohmi.

Por outro lado, uma administração liderada por Harris poderia resultar em um maior alinhamento em questões ambientais e de direitos humanos. ‘Com a eleição de Kamala Harris e os democratas, que têm uma pauta muito ligada às questões das mudanças climáticas, eu acho que haveria um alinhamento dessas políticas ambientais, uma cooperação maior no que tange a sustentabilidade e a pauta também relacionada aos direitos humanos’, explicou o professor.

Impacto global das eleições americanas

Nohmi ressaltou que, independentemente do resultado, a eleição terá repercussões significativas no cenário internacional. ‘Ter Donald Trump ou Kamala Harris para o mundo vai significar uma mudança de postura das ações em todos os campos da maior presidência internacional que são os Estados Unidos, com relação a várias pautas internacionais’, observou.

O especialista também destacou a importância das eleições americanas para questões globais cruciais, como a guerra na Ucrânia, as relações com a China e o conflito no Oriente Médio. ‘O olhar norte-americano é muito definidor no cenário internacional no que diz respeito a essas questões relevantes’, concluiu Nohmi.

As eleições presidenciais nos Estados Unidos estão programadas para ocorrer na próxima terça-feira, dia 5, com a contagem regressiva já em andamento para um dos pleitos mais disputados das últimas décadas.

* Esta matéria foi produzida com auxílio de inteligência artificial e editada por um jornalista da Itatiaia

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.