O balanço de mortos nas graves inundações que afetaram sobretudo o sudeste da Espanha subiu para 95, um número que pode aumentar porque ainda há “muitos desaparecidos”, afirmou, nesta quarta-feira (30), o ministro da Polícia Territorial, Ángel Victor Torres.
“A cifra atualizada é de 92 pessoas falecidas na Comunidade Valenciana, duas em Castela La Mancha e mais uma pessoa na Andaluzia, o que faz um total de 95 pessoas”, disse Torres à emissora pública TVE, advertindo que estes “são dados provisórios” porque “infelizmente tudo leva a crer que esta cifra vai aumentar”.
Chuvas torrenciais na Espanha
Chuvas torrenciais e fortes ventos atingiram o sul e leste da Espanha desde o início da semana, provocando inundações em
Algumas áreas da Comunidade Valenciana permaneciam sem serviço de telefonia e energia elétrica nesta quarta-feira e alguns pontos da região estavam inacessíveis devido a estradas inundadas, informou o presidente regional, Carlos Mazón.
Imagens registradas na terça-feira mostram torrentes de água arrasando ruas e arrastando carros. Os sistemas de transporte ferroviário e aéreo foram gravemente afetados.
O Congresso espanhol respeitou um minuto de silêncio nesta quarta-feira em homenagem às vítimas.
O primeiro-ministro do país, Pedro Sánchez, que retornou de uma viagem à Índia, presidirá uma reunião do comitê de crise para monitorar a situação.