Ouvindo...

Eleições EUA: Biden se corrige e diz que não chamou eleitores de Trump de ‘lixo’

Segundo Joe Biden, ele se referia a situação onde o comediante Tony Hinchcliffe afirmou que Porto Rico era um ‘lixo flutuante’ em um comício do republicano e não aos eleitores do ex-presidente

Joe Biden desistiu de concorrer a presidência dos Estados Unidos e deixou a vice-presidente, Kamala Harris, com a vaga democrata nas eleições

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, precisou usar as redes sociais para se pronunciar após ser acusado de chamar os eleitores de Donald Trump de “lixo”.

O episódio aconteceu por conta de um comício do ex-presidente em Nova York no último domingo (27), em que o comediante Tony Hinchcliffe disse que a ilha de Porto Rico é “um lixo flutuante”. O comentário gerou revolta por parte da comunidade porto-riquenha que vive nos Estados Unidos e provocou artistas latinos ou de ascendência latina, como Jennifer Lopez, Bad Bunny, Ricky Martin e Luís Fonsi, a apoiarem publicamente a candidata democrata Kamala Harris.

Leia também

Na terça-feira (29), Biden criticou as falas do comediante durante um evento do Voto Latino e rebateu dizendo que “lixos flutuantes” são os apoiadores de Trump. “Outro dia, um orador do comício [de Trump] chamou Porto Rico de ‘ilha flutuante de lixo’, mas o único lixo que vejo flutuando por aí são os apoiadores dele [...] A demonização dos latinos por parte dele é inconcebível e antiamericana”.

Após a repercussão negativa do comentário, o presidente disse que se referiu a “retórica odiosa sobre Porto Rico” e voltou a dizer que a postura de Trump contra os latinos é “inconcebível”.

“Mais cedo, me referi à retórica odiosa sobre Porto Rico, vomitada pelo apoiador de Trump em seu comício no Madison Square Garden — lixo é a única palavra que eu posso descrever isso. Sua demonização dos latinos é inconcebível. Isso que eu queria dizer. Os comentários sobre isso não refletem quem somos como nação”, escreveu no X.

Após a polêmica, Trump afirmou, em entrevista para a Fox News, “não conhecer” Tony Hinchcliffe.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.