O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, precisou usar as redes sociais para se pronunciar após ser acusado de chamar os eleitores de Donald Trump de “lixo”.
O episódio aconteceu por conta de um comício do ex-presidente em Nova York no último domingo (27), em que o comediante Tony Hinchcliffe disse que a ilha de Porto Rico é “um lixo flutuante”. O comentário gerou revolta por parte da comunidade porto-riquenha que vive nos Estados Unidos e provocou artistas latinos ou de ascendência latina, como Jennifer Lopez, Bad Bunny, Ricky Martin e Luís Fonsi, a apoiarem publicamente a candidata democrata Kamala Harris.
Na terça-feira (29), Biden criticou as falas do comediante durante um evento do Voto Latino e rebateu dizendo que “lixos flutuantes” são os apoiadores de Trump. “Outro dia, um orador do comício [de Trump] chamou Porto Rico de ‘ilha flutuante de lixo’, mas o único lixo que vejo flutuando por aí são os apoiadores dele [...] A demonização dos latinos por parte dele é inconcebível e antiamericana”.
Após a repercussão negativa do comentário, o presidente disse que se referiu a “retórica odiosa sobre Porto Rico” e voltou a dizer que a postura de Trump contra os latinos é “inconcebível”.
“Mais cedo, me referi à retórica odiosa sobre Porto Rico, vomitada pelo apoiador de Trump em seu comício no Madison Square Garden — lixo é a única palavra que eu posso descrever isso. Sua demonização dos latinos é inconcebível. Isso que eu queria dizer. Os comentários sobre isso não refletem quem somos como nação”, escreveu no X.
Earlier today I referred to the hateful rhetoric about Puerto Rico spewed by Trump's supporter at his Madison Square Garden rally as garbage—which is the only word I can think of to describe it. His demonization of Latinos is unconscionable. That's all I meant to say. The…
— Joe Biden (@JoeBiden) October 30, 2024
Após a polêmica, Trump afirmou, em entrevista para a Fox News, “não conhecer” Tony Hinchcliffe.