A França possui um sistema próprio de classificação de hotéis, que atribui de uma a cinco estrelas a certos produtos turísticos. Porém, desde 2010, há uma distinção acima das cobiçadas cinco estrelas: os Palácios.
Atualmente, apenas 31 hotéis franceses recebem a alcunha de Palácio, sendo 12 deles em Paris. Segundo a Atout France, Agência de Desenvolvimento do Turismo da França, eles representam o melhor da indústria hoteleira do país.
Cheios de pompa e muito requinte, eles recebem personalidades mundiais, têm localizações únicas, dispõem de restaurantes estrelados e possuem serviços incomparáveis.
O que um hotel-Palácio deve ter?
Descritos pela própria agência como “excepcionais”, eles devem preencher certos requisitos para reivindicar a distinção, como, por exemplo, já serem classificados como cinco estrelas pela entidade e disporem de quartos com área mínima de 26 m², incluindo banheiros.
Todos os requisitos opcionais da categoria de cinco estrelas se tornam obrigatórios para a categoria de Palácio. Por exemplo: a presença de poltrona ou banco no mobiliário do quarto não é opcional para um hotel cinco estrelas, mas passa a ser obrigatória para o Palácio.
Quartos com vidros duplos, funcionários que falam três línguas estrangeiras, incluindo o inglês, e instalação de chuveiros ou banheiras maiores que os padrões comuns em pelo menos 10% dos quartos são alguns dos critérios que passam a ser obrigatórios. É tolerado o não cumprimento de apenas um dos critérios – são mais de 200 no total.
Localização e interesse histórico
Além dos requisitos de elegibilidade, há outros 12 critérios de avaliação, que envolvem desde indicadores econômicos, como taxa de ocupação, até aspectos arquitetônicos.
Para se candidatar a um Palácio, o hotel deve estar situado numa área de “qualidade excepcional”, assim como ter uma arquitetura singular, seja histórica ou contemporânea.
São avaliados ainda a personalização do serviço, a existência de restaurante de renome internacional, a qualidade dos móveis e das roupas de cama, a presença de obras de arte, assim como a frequência de personalidades mundiais e a realização de eventos históricos. Tudo isso ajuda a definir “o caráter prestigioso destes locais”, conforme o entendimento da agência.
Leia mais:
- Saiba quanto custa se hospedar no melhor hotel do mundo, situado em Gramado (RS)
- Dois hotéis brasileiros estão entre os melhores do mundo; veja lista
- Neymar comemora aniversário da filha em resort de luxo na Arábia Saudita
Após as inspeções e a aprovação da comissão, o ministro responsável pelo turismo da França emite a distinção palaciana, concedida por apenas três anos.
Destaques entre os Palácios atuais
Entre os hotéis palacianos está o Hôtel Plaza Athénée, na Avenue Montaigne, em Paris. O hotel foi inaugurado em 1913 e as varandas com toldos vermelhos já são marca registrada.
Ao todo são 154 quartos e 54 suítes, incluindo a Royal Suite, tida como a maior de Paris: são 450 m², com quatro quartos, quatro banheiros, escritório, cozinha, jacuzzi, sauna e vistas para a Torre Eiffel. O hotel é lar de cinco restaurantes, incluindo o uma estrela Michelin Jean Imbert au Plaza Athénée, e de um spa assinado pela Dior.
Também em Paris, o Four Seasons Hotel George V é outro detentor da distinção. São 244 quartos e suítes distribuídos em um prédio art déco de 1928 quase vizinho à Champs-Élysées, no que é conhecido como o Triângulo Dourado de Paris. A suíte Royal é a maior, com 245 m², mas a Penthouse, com 160 m², tem terraço com vistas livres de 360º para a cidade. Fazem parte da gastronomia o três estrelas Le Cinq, o duas estrelas L’Orangerie e o uma estrela Le George.
Outros palácios espalhados pela França incluem o Villa La Coste, na Provence, parte do Château La Coste, enorme propriedade com vinícola e centro de artes. Na Riviera Francesa, o Hôtel du Cap Eden Roc, em Antibes, detém a distinção, sendo um dos mais badalados hotéis da Côte D’Azur.
Confira todos os 12 hotéis considerados Palácios em Paris atualmente:
- Four Seasons Hotel George V
- Hôtel de Crillon, A Rosewood Hotel
- Hôtel Lutétia
- Hotel Plaza Athénée
- La Réserve Paris-Hotel and Spa
- Le Bristol Paris
- Le Meurice
- Mandarin Oriental Paris
- Park Hyatt Paris Vendôme
- Royal Monceau – Raffles Paris
- Shangri-La Hotel Paris
- The Peninsula Paris