Meteorologistas do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos emitiram um alerta para uma possível e rápida intensificação do furacão Helene. A previsão é de que uma tempestade alcance a Flórida nesta quinta-feira (26) como uma tempestade de categoria 4, com ventos de até 251 km/h. Após entrar na região do Golfo do México, Helene deve ganhar força devido às águas quentes da região antes de chegar a costa americana na noite de quinta-feira (26).
Leia mais:
Governo dos EUA paralisa produção de 24% do petróleo do Golfo do México por risco de furacão Furacão Idalia: na Flórida, moradores estocam alimentos Vídeos: furacão Idalia causa inundações e relâmpagos na Flórida
O vice-diretor do Centro Nacional de Furacões, Jamie Rhome, destacou que os impactos dos ventos catastróficos podem afetar severamente a região, especialmente a área de Big Bend, onde a elevação do mar pode alcançar entre 4,6 e 6,1 metros. Mais de 40 milhões de pessoas na Flórida, Geórgia e Alabama estão sob alerta, diversas foram retiradas de condados como Sarasota e Charlotte.
Autoridades locais já iniciaram a evacuação de residências e instituições de saúde próximas à costa, e o governador Ron DeSantis aconselhou os moradores a revisar seus planos de preparação. Helene já causou chuvas intensas em Cuba, com registros de até 20,3 cm em 24 horas, e poderá gerar inundações significativas na Flórida, com previsões de até 38,1 cm de chuva em algumas áreas.
Rhome enfatizou a importância de estar preparado para interrupções prolongadas de energia e alertou para o risco de inundações repentinas, que frequentemente resultam em fatalidades. Enquanto isso, agricultores na Geórgia lutam para proteger suas colheitas, prevendo que os danos causados pela tempestade possam resultar em prejuízos de bilhões de dólares.