Ouvindo...

Terra vai ganhar nova ‘mini-lua’ em setembro; entenda o fenômeno

Asteroide com 10 metros de diâmetro será capturado pela gravidade da Terra e permanecerá em sua órbita por um breve período

Ao contrário do que acontece com a Lua, a mini-lua não será visível a olho nu

Pesquisadores da Universidade Complutense, de Madrid, na Espanha, identificaram que um asteroide, que foi batizado como 2024 PT5, que será atraído pela gravidade da Terra e entrará na órbita do planeta a partir do dia 29 de setembro.

O fenômeno, chamado de “mini-lua”, foi detectado pelo Sistema de Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (ATLAS) em agosto. Segundo os astrônomos Carlos de la Fuente Marcos e Raúl de la Fuente Marcos, responsáveis pela descoberta, o asteroide permanecerá na órbita terrestre por pouco tempo, cerca de 53 dias. Ou seja, deve deixar a Terra no dia 25 de novembro.

Leia também

De acordo com a revista científica Research Notes of the AAS, o 2024 PT5 é “um objeto pequeno, com aproximadamente 10 metros de diâmetro”, por isso, dificilmente será visível a olho nu, como a Lua.

A versão americana do site de tecnologia Gizmodo diz que, até mesmo, alguns telescópios menos potentes podem ter dificuldades para visualizar o 2024 PT5.

Os cientistas acreditam que o asteroide possa ter se originado no cinturão de Arjuna, uma região que abriga objetos com órbitas próximas à da Terra. Após sair da órbita do planeta, a mini-lua deve passar novamente perto da Terra em 9 de janeiro de 2025. Depois, só daqui a mais de 30 anos, em 2055.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.