Um pinguim fugiu do cativeiro em que morava, no dia 25 dde agosto, e foi encontrado após duas semanas, nessa segunda-feira (8), nadando tranquilamente em uma praia no Japão. Durante o tempo em que esteve desaparecida, a fêmea sobreviveu à passagem de um tufão e, até então, nunca havia nadado em mar aberto e nem saído para caçar.
O animal de seis anos, chamado de Pen-chan, fugiu de casa na região central de Aichi durante a passagem do
Até que Imai recebeu informações de que a ave havia sido vista nadando em uma praia a 45 quilômetros de distância de casa. Para ele, o pinguim não duraria mais de uma semana, devido à falta de experiência fora do cativeiro, mas foi surpreendido. “Achei que ela pareceria exausta, mas ela estava nadando como sempre. Foi além da minha surpresa, é um milagre”, disse o tutor à AFP.
Para Imai, até que Pen-chan chegasse ao local onde foi encontrada, o animal fez paradas para comer peixes e caranguejos caçados por ela mesma, conseguindo se manter com um peso razoável. “Acho que ela chegou lá parando em vários lugares para uma pausa, mas ainda é inacreditável. Ela perdeu um pouco de peso, mas está ótima”, avalia.
Leia mais:
Morre, aos 11 anos, Sphen, ‘pinguim gay’ de aquário da Austrália Vídeo: pinguins são flagrados presenteando parceiros com ‘amuletos da sorte’ e encantam a web África do Sul proíbe criação de leões em cativeiro para fins comerciais
Tufão Shanshan obriga milhares de pessoas a saírem de casa no Japão
O tufão Shanshan, classificado pela gência meteorológica japonesa como “extremamente forte”, atingiu a ilha de Kyushu, no sul do Japão, no dia 29 de agosto. O fenômeno atingiu a ilha nas proximidades da cidade de Satsumasendai, na província de Kagoshima, localizada na ponta sul do arquipélago. As autoridades da província recomendaram que 56 mil habitantes evacuassem suas casas e se dirigissem a locais seguros.
A tempestade causou fortes chuvas em grande parte do país, provocando um deslizamento de terra na cidade de Gamagori, que soterrou uma casa onde vivia uma família de cinco pessoas. Os pais, de cerca de 70 anos, e um filho na casa dos 30 anos morreram, enquanto outras duas filhas adultas sobreviveram ao incidente, informou a agência de notícias local Kyodo.