Morreu neste mês, aos 11 anos, Sphen, o pinguim-gentoo que se tornou um símbolo do Aquário de Sydney, na Austrália, após fazer um casal homossexual com outro pinguim, chamado Magic.
Sphen e Magic ficaram famosos em 2018, quando se apaixonaram no Sea Life Sydney Aquarium. Anos mais tarde, eles adotaram e criaram dois filhotes, Sphengic e Clancy.
O romance entre os animais teve um grande impacto ao redor do mundo e, inclusive, apareceu na série ‘Atypical’, da Netflix. Além disso, vários livros e documentários foram feitos contando a história de amor dos dois.
Vídeo: pinguins são flagrados presenteando parceiros com ‘amuletos da sorte’ e encantam a web ‘Canibal’ preso na Bahia diz ter temperado carne humana com limão e vinagre Fotógrafo flagra centenas de pinguins mergulhando em mar na Antártida; veja
“Através da fama de Sphen and Magic, o aquário também conseguiu partilhar mensagens importantes sobre conservação, poluição plástica, aquecimento global e a importância de proteger os pinguins selvagens através de iniciativas de angariação de fundos”, dizia um comunicado do Sea Life Sydney Aquarium.
Sphen foi o primeiro do casal a morrer, com quase 12 anos. Ele teve uma vida longa, já que a expectativa da espécie é de 12 a 13 anos.