Natalie Stichova, ginasta tcheca de 23 anos,
Natural da República Tcheca, a jovem era atleta da TJ Sokol Príbram, onde desde criança já disputava competições de salto. Além disso, Natalia havia se tornado atleta do time de juniores. O clube compartilhou fotos da atleta ainda criança em suas primeiras competições, na publicação em sua homenagem.
Durante o incidente, a atleta estava acompanhada de duas amigas e seu namorado, David. A amiga de Natalie disse à mídia alemã que ela estava muito perto da borda da montanha quando escorregou enquanto preparava a cena em frente ao castelo. O amigo, que preferiu permanecer anônimo, disse: “Ela caiu de uma altura de cerca de 80 metros. Nunca descobriremos se ela escorregou ou se um pedaço da borda da rocha se quebrou”, disse ao The Sun.
Ginasta caiu em região que inspirou Bela Adormecida
O acidente ocorreu na cidade da Baviera, no dia 15 deste mês. Natalie estava próxima à borda da montanha de Tegelberg, que fica próximo ao Castelo de Neuschwanstein. A região inspirou a história da ‘Bela Adormecida’. Ela chegou a ser resgatada de helicóptero, encaminhada para um hospital, mas por conta dos graves danos cerebrais sofridos, a família da atleta optou por desligar os aparelhos no último dia 21 de agosto.
Ideia do castelo da Bela Adormecida
A ideia de projetar um castelo para a Disneyland começou a ganhar forma 1953, ano em que o artista Herb Ryman começou a desenhar o esboço sonhado por Walt Disney de um parque de diversões que agradasse tanto crianças quanto adultos, mas que deveria contar obrigatoriamente com um grande castelo, que se tornaria o símbolo do lugar.
Como explicado no blog oficial da Disney, Ryman desenhou o edifício e o posicionou nos fundos do Parque, cercado por muros e inspirado no castelo de Neuschwanstein, na Alemanha, local onde aconteceu o acidente com a ginasta. “Fiz isso para ajudar a vender a ideia de meus amigos Dick Irvine e Marvin Davis — baseá-la no castelo bávaro do rei Ludwig”, disse ele.
O castelo da Disney, é inspirado no castelo de Neuschwanstein, na Alemanha, onde a jovem ginasta morreu.
No entanto, quando o Imagineer Fred Joerger criou um modelo baseado nos esboços de Ryman, ele percebeu que o castelo ficaria melhor se estivesse centralizado, e segundos antes de mostrar o projeto a Walt, alterou a posição, sem a aprovação de seu colega.
Felizmente, Walt aprovou a ideia, além de ter sugerido que o teto fosse pintado de azul, assim como deixou claro seu objetivo com a construção, já que além de um símbolo, o castelo deveria ser usado como um ponto de localização, onde as pessoas poderiam usá-lo como farol para se locomover dentro do parque — e foi dessa forma que o edifício foi construído!