Ouvindo...

Policial caiu do telhado ao ver atirador antes de atentado contra Trump

Crooks foi morto pelo Serviço Secreto quando estava em um telhado a menos de 150 metros de onde o ex-presidente dos Estados Unidos discursava

Vídeo mostra novo ângulo de atentado contra Trump.

Um policial da cidade de Butler, na Pensilvânia, dos Estados Unidos, chegou a cair do telhado e ver Thomas Matthew Crooks antes que ele tentasse matar Donald Trump, no último sábado (13). Isso foi o que disse o xerife Michael Slupe à agência Associated Press nessa segunda-feira (15).

O agente, no entanto, não conseguiu impedir Crooks. No ataque, o ex-presidente ficou ferido e precisou ser levado para um hospital. No local, um homem que assistia o comício morreu e outros dois foram socorridos em estado grave.

Crooks foi morto pelo Serviço Secreto quando estava em um telhado a menos de 150 metros de onde o ex-presidente dos Estados Unidos discursava. Ele usou um fuzil AR-15 quando acertou Trump na orelha até ser identificado por um sniper. Até o momento, não há motivação para a tentativa de assassinato ao candidato do Partido Republicano à presidência dos EUA.

Antes de o atentado ocorrer, diversas pessoas presentes no comício relataram aos policiais locais que Crooks estava agindo de forma suspeita, disse um oficial sob condição de anonimato.

Segundo Michael Slupe, o policial que encontrou Crooks foi erguido por outro para que ele pudesse alcançar a borda do telhado. Assim que avistou Crooks, o suspeito mirou o fuzil em sua direção, o que o fez se desequilibrar e cair do telhado.

Novo ângulo

Um vídeo gravado por trás do palco mostra por outro ângulo o atentado contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O vídeo viralizou nas redes sociais, após uma pessoa registrar o exato momento em que Trump discursa e logo após é possível escutar o som dos tiros e ele coloca a mão na orelha. Na sequência, é possível ver ainda, ele sendo retirado do local por agentes do Serviço Secreto.

Primeira entrevista

Nesta segunda-feira (15), Trump deu sua primeira entrevista a caminho da convenção republicana. “Eu deveria estar morto”, disse aos repórteres do The Washington Examiner e do New York Post. “O médico do hospital disse que nunca viu nada parecido com isso, ele chamou de milagre.” O candidato ainda explicou durante a entrevista por que pediu para pegar os sapatos logo após o ataque. “Os agentes me atingiram com tanta força que meus sapatos saíram, e eles estavam apertados”.

O ex-presidente também admitiu que o foco da convenção que vai oficializar o nome dele como o candidato do Partido Republicano mudou. O alvo não será Joe Biden, candidato Democrata modificado, mas a união dos Estados Unidos.

“Quero tentar unir nosso país, mas não sei se isso é possível. As pessoas estão muito divididas. Esta é uma chance de unir o país inteiro, até mesmo o mundo inteiro. O discurso será muito diferente, muito diferente do que teria sido dois dias atrás”, afirmou.

Leia também

O atentado

O ex-presidente Donald Trump sofreu uma tentativa de assassinato durante um comício na Pensilvânia, nos Estados Unidos, nesse sábado (13). Após barulhos de tiros serem ouvidos no local, ele foi retirado do palco sangrando, com um ferimento no rosto.

Republican candidate Donald Trump is seen with blood on his face surrounded by secret service agents as he is taken off the stage at a campaign event at Butler Farm Show Inc. in Butler, Pennsylvania, July 13, 2024. Republican candidate Donald Trump was evacuated from the stage at today’s rally after what sounded like shots rang out at the event in Pennsylvania, according to AFP. The former US president was seen with blood on his right ear as he was surrounded by security agents, who hustled him off the stage as he pumped his first to the crowd. Trump was bundled into an SUV and driven away. (Photo by Rebecca DROKE / AFP)

O atirador Thomas Crooks foi morto pelo Serviço Secreto. Segundo Kevin Rojek, o agente especial encarregado do escritório de campo do FBI em Pittsburg, o agressor não tinha nenhuma identificação no corpo, então os agentes tiveram que “analisar seu DNA e obter confirmação biométrica”.

As autoridades também informaram que pelo menos um membro da plateia morreu e outros dois participantes ficaram gravemente feridos durante o tiroteio.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.