Ouvindo...

Com câncer, rei Charles III quebra tradição real em comemoração de seu aniversário

O rei vai desfilar no ‘Trooping the Colour’, no dia 15 de junho, mas vai tomar atitude fora dos ‘padrões’ reais

Rei Charles III

Em tratamento contra o câncer, o rei Charles III vai comemorar seu aniversário de 75 anos no tradicional desfile conhecido como “Trooping the Colour”, no dia 15 de junho. Apesar de aparentar estar em boa forma e saudável com a doença, ele vai quebrar uma tradição real durante o evento para evitar desgastes.

De acordo com o jornal The News, Charles optou por não cavalgar do Palácio de Buckingham até a Horse Guards Parade. Em vez disso, ele viajará em uma carruagem Landau de Ascot ao lado da Rainha e inspecionará as tropas da Household Division a partir de lá.

Essa decisão indica que o rei ainda não se recuperou completamente e pode precisar de tratamento contínuo para recuperar a saúde plena. Após o anúncio do retorno do rei às funções públicas em abril, fontes próximas ao monarca enfatizaram que cada compromisso seria revisado por sua equipe médica. Isso sugere que adaptações serão feitas conforme necessário para apoiar a recuperação do rei.

Enquanto isso, Kate Middleton, também em tratamento contra um câncer, deve prestigiar o sogro. Conforme o Palácio de Buckingham, a princesa não irá participar Colonel’s Review, que será realizado no dia 8 de junho. No entanto, apesar de sua ausência no ensaio, o Daily Mirror informou que ela pode se juntar a outros membros da realeza na varanda do Palácio para assistir ao tradicional Flypast da RAF.

O Palácio anunciará os demais participantes mais próximo do evento. No entanto, o Expresso entende que o Príncipe William, a Princesa Anne e o Príncipe Eduardo participarão no desfile a cavalo, como de costume.

Leia também

Câncer

Em 17 janeiro, o Palácio de Buckingham destacou que o rei Charles esteve em uma clínica de Londres para um “procedimento corretivo” devido ao aumento benigno da próstata. Ele descobriu o tumor após um check-up enquanto estava em sua residência em Birkhall, em Aberdeenshire, na Escócia.

Charles ficou internado por três dias na unidade de saúde e recebeu alta no dia 29 daquele mês. À época, foi informado que ele “estava bem”, e que Kate Middleton passou por uma cirurgia abdominal bem-sucedida. A princesa foi liberada e, posteriormente, o monarca deixou a unidade.

Durante o tratamento, foi identificada “uma forma de câncer” e, por isso, o rei recebe cuidados desde então. Segundo informações da imprensa internacional, ele teria negado a quimioterapia, optando por tratamentos alternativos para a doença.

No dia 30 de abril, ele retornou à vida pública, conforme divulgou o Palácio de Buckingham. “Os próximos compromissos serão adaptados quando necessário para minimizar quaisquer riscos à recuperação contínua de Sua Majestade”, destacou o texto.

Além do monarca, Kate Middleton também foi diagnosticada com câncer e passa por quimioterapia preventiva. A princesa, inclusive, foi agraciada pelo rei com o título de Companheira Real da Ordem dos Companheiros de Honra.


Participe dos canais da Itatiaia:

Natasha Werneck é jornalista formada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Foi repórter de Política e Cultura do Jornal Estado de Minas e já atuou em portais como Hugo Gloss e POPline. Foi estagiária da Itatiaia e retornou à empresa em 2023, como repórter de Entretenimento.