Kate Middleton, a princesa de Gales, comunicou nesta sexta-feira (22), que está em tratamento contra um câncer. A esposa de William, sucessor ao trono do Reino Unido, estava “desaparecida” há meses, e vários rumores sobre a saúde dela foram espalhados na mídia.
Primeiro-ministro do Reino Unido lamentou diagnóstico
O Primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, declarou apoio à princesa e relembrou as várias especulações sobre a saúde dela que circularam na web nos últimos dias.
“Nas últimas semanas ela tem sido submetida a um intenso escrutínio e tem sido tratada de fora injusta por certos setores da mídia ao redor do mundo e nas redes sociais. Quando se trata de questões de saúde, como todas as outras pessoas, ela deve ter privacidade para se concentrar em seu tratamento e estar com sua amorosa família”, escreveu Sunak no X, antigo Twitter.
The Princess of Wales has the love and support of the whole country. pic.twitter.com/IFX51Wm5Q3
— Rishi Sunak (@RishiSunak) March 22, 2024
Casa Branca desejou forças
A Casa Branca também lamentou a doença da princesa de Gales. A secretária de imprensa Larine Jean-Pierre declarou que o governo americano estava “incrivelmente triste ao saber da notícia”.
“Acabamos de ouvir, obviamente todos nós, acabamos de ouvir as terríveis notícias. Nossos pensamentos estão com a Duquesa de Cambridge e seus familiares e amigos durante este período incrivelmente difícil, e certamente desejamos a ela uma recuperação total”, disse o comunicado.
Jornais de todo o mundo repercutem o estado de saúde de Kate
Estatal britânica BBC faz relatório ao vivo:
Estatal britânica BBC faz linha do tempo de notícias ao vivo
New York Post classificou discurso como “comovente”
New York Post definiu discurso como ‘comovente’
The Sun reportou o diagnóstico como “choque":
The Sun reportou como “choque” o diagnóstico
The Daily Mail: “Kate transmite incrível mensagem de esperança aos companheiros que sofrem de câncer":
The Daily Mail: “Kate transmite incrível mensagem de esperança aos companheiros que sofrem de câncer”
“Vídeo emocionante”, noticia The Mirror:
“Vídeo emocionante”, noticia The Mirror
Câncer de Kate
A princesa de Gales, Kate Middleton, explicou sobre seu sumiço nos últimos meses por meio de um vídeo divulgado nesta sexta-feira (22). Segundo a realeza, ela passou por uma cirurgia abdominal em janeiro e descobriu um câncer. Desde então, a esposa do príncipe William
Kate
Havia sido indicado, no momento da hospitalização de Kate, que ela não retornaria às suas funções oficiais antes do final de março. A longa ausência da princesa, uma das mulheres mais fotografadas do planeta, deu origem a
Ela não aparecia publicamente há quase três meses, mas
Confira o comunicado na íntegra:
“Eu quero usar essa oportunidade para agradecer às mensagens maravilhosas de suporte enquanto estava me recuperando da cirurgia.
Tem sido meses difíceis para toda a nossa família, mas tenho uma equipe médica fantástica que tem cuidado muito bem de mim e por quem eu sou muito grata.
Em janeiro fui submetida a uma grande cirurgia abdominal, em Londres, e naquele momento, minha condição foi pensada como não cancerígena. A cirurgia foi bem sucedida, mas testes realizados após a operação descobriram que o câncer estava presente.
Minha equipe médica me avisou que deveria ser submetida a sessões de quimioterapia preventiva e estou agora nos tratamentos iniciais.
Isso chegou como um grande choque e William e eu estamos tentando lidar e processar isso de forma privada para o benefício da nossa pequena família.
Como vocês podem imaginar, isso tem levado tempo, tem me tomado tempo para recuperar da grande cirurgia para começar o tratamento, mas mais importante, tem tomado tempo para explicarmos tudo para George, Charlotte e Louis de uma forma apropriada para eles e reaseguros de que vou ficar bem.
Como disse para eles, estou bem e ficando forte cada dia mais focado nas coisas que vão me ajudar a curar; minha cabeça, corpo e espírito.
Ter William ao meu lado é uma grande fonte de conforto e segurança também. Também como o amor, suporte e generosidade que tem sido demonstrada por tantos de vocês. É muito importante para nós dois.
Nós temos esperança que vocês entenderão que, como família, nós precisamos agora de tempo, espaço e privacidade enquanto completo meu tratamento.
Meu trabalho sempre me deu uma grande fonte de alegria e quero muito voltar quando estiver melhor. Mas por agora estou focada em uma recuperação completa.
Nesse momento, também estou pensando em todas as vidas que foram afetadas pelo câncer. Para todos que estão enfrentando essa doença, de qualquer forma, não percam a fé e a esperança. Você não está sozinho.”
*Com informações de Natasha Werneck e Luiza Rocha