Amplamente abordada na cultura popular, a mentira já foi até tema central de contos de fadas, como o do Pinóquio. No Brasil, o Dia da Mentira é comemorado nesta segunda-feira (1°) e serve como justificativa para as pessoas fazerem “pegadinhas” com familiares, amigos e colegas de trabalho. Apesar de especial, poucas pessoas sabem quando surgiu a data ou porque ela é comemorada no dia 1º de abril.
Como surgiu o Dia da Mentira?
Não há um consenso entre os historiadores sobre a origem do Dia da Mentira, mas uma das hipóteses é que a data surgiu como uma forma de zombar aqueles que eram contra mudança da contagem de tempo do Calendário Juliano para o Calendário Gregoriano. Isso, porque, no primeiro calendário, o ano começava na Páscoa e não no dia 1° de janeiro, então as pessoas que se recusaram a aceitar a nova contagem de tempo foram apelidadas de ‘tolos de abril’. Na língua inglesa, o Dia da Mentira é chamado de “Fool’s Day”, dia dos tolos em tradução literal.
Outra teoria aceita no Brasil, é que o dia ganhou popularidade nacional quando um jornal mineiro, o “A Mentira”, publicou no dia 1° de abril de 1828 a notícia mentirosa de Dom Pedro 1° teria morrido.