Xangai, na China, voltará a viver sob intensas restrições para a realização de testes em massa contra a Covid-19, aumentando o temor da população de ter que passar novamente pelo lockdown.
A decisão acontece somente 10 dias após o afrouxamento das restrições impostas em virtude da Covid-19. Segundo as autoridades locais de saúde, pelo menos 14 dos 16 distritos de Xangai passarão pelo processo a partir de sábado (11).
Ao menos cinco distritos confirmaram que seus moradores não poderiam deixar suas residências durante as testagens. Na última quinta-feira (9), o medo de um novo lockdown mais rigoroso desencadeou uma grande corrida aos supermercados para estocar alimentos e outras necessidades diárias.
Nas últimas 24 horas, a China registrou 151 novos casos de Covid-19, dos quais 45 são sintomáticos e 106 assintomáticos, informou a Comissão Nacional de Saúde nesta sexta-feira (10).
Desde o começo da pandemia, a China vem adotando uma postura linha dura para frear a disseminação da doença, com lockdown em cidades inteiras e testagem em massa ao menor sinal de crescimento nos contágios. Recentemente, a estratégia provocou protestos em Xangai, que ficou mais de um mês confinada em função de um surto.