O ex-vice-presidente de Donald Trump, Mike Pence, garantiu nesta sexta-feira (15) que não apoiará o republicano em sua corrida presidencial por um segundo mandato na Casa Branca, nos Estados Unidos.
“Não deve ser surpresa que eu não vou apoiar Donald Trump este ano”, disse Pence em entrevista à Fox News dos EUA.
Segundo ele, Trump está “articulando e seguindo uma agenda em desacordo com a agenda conservadora” que conduziram durante quatro anos.
Mike Pence foi governador do estado de Indiana, nos Estados Unidos, entre 2013 a 2017, conquistando a indicação para integrar a chapa de Trump em sua primeira eleição.
Sem surpresas
O posicionamento de Pence não é surpreendente. A dupla se distanciou depois que Trump tentou pressionar o vice-presidente a ajudá-lo a reverter a derrota nas eleições de 2020 contra Joe Biden.
O ex-presidente dos EUA atacou Mike Pence várias vezes nas redes sociais por não apoiar seus planos de anular o pleito.
Em 6 de janeiro de 2021, Trump encorajou seus apoiadores a marchar até o Capitólio aos gritos de “Enforquem Mike Pence”.
No mesmo dia, estava acontecendo a diplomação de Joe Biden como presidente da República no Senado, presidido por Mike Pence.
Os “trumpistas” conseguiram invadir o Congresso, mas não obtiveram exido na tentativa de impedir a certificação de Biden, que tomou posse em 20 de janeiro de 2021.
Na ausência de Trump na cerimônia, o ex-vice-presidente passou o governo para Joe Biden, que se tornou o 46º presidente dos Estados Unidos.
A eleição presidencial dos EUA acontece no dia 5 de novembro de 2024.
*Com informações da AFP