O empresário Elon Musk, o segundo homem mais rico do mundo, processou a OpenAI, criadora do ChatGPT, por ‘só visar lucro’ e não ‘beneficiar as pessoas’, o que seria a missão da empresa no início. Ele também está processando os co-fundadores, Sam Altman e Greg Brockman.
Segundo a agência de notícias Reuters, a ação foi movida nessa quinta-feira (29), em São Francisco, nos Estados Unidos. Vale lembrar que Musk foi um dos co-fundadores da empresa em 2015.
A OpenAI foi fundada naquele ano como uma ‘organização sem fins lucrativos’ e que ‘fosse acessível para qualquer pessoa’, através de programas de inteligência artificial com código aberto.
Hoje em dia, conforme Elon Musk, a empresa está focada apenas no lucro e os dois co-fundadores não cumpriram o acordo firmado no início da criação da startup. Naquela época, o objetivo da empresa era tentar ‘barrar’ o Google.
O dono da Tesla deixou a OpenAI em 2018 e, desde então, tecia diversas críticas à startup, sobretudo após o lançamento do software GPT-4, em parceria com a Microsoft.
O empresário pede que o GPT-4 seja retirado da licença concedida à Microsoft. A OpenAI, a Microsoft e o empresário não se pronunciaram sobre o assunto.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.