A migração anual dos caranguejos-vermelhos na Ilha Christmas, Austrália, é um espetáculo natural aguardado por residentes e turistas. Mais de 100 milhões de crustáceos costumam sair de suas ‘casas’ para irem aos oceanos no período de reprodução e de desova no início das temporadas de chuvas - que costuma acontecer entre outubro e janeiro no local. Em 2024, a migração foi adiada para o início de fevereiro, um evento inédito.
De acordo com a agência de notícias Reuters, a estiagem prolongada na Ilha Christmas durante o segundo semestre de 2023 é apontada como a principal causa do atraso. Aspecto que pode impactar o ciclo reprodutivo dos crustáceos.
“Os últimos seis ou nove meses de 2023 foram excepcionalmente secos, tão secos que quando os caranguejos normalmente costumam migrar em outubro e novembro, nós não tivemos chuva e eles acabaram não migrando. O período de seca continuou até janeiro deste ano. Então, pela primeira vez que nos registramos, os caranguejos fizeram a desova em fevereiro - ainda que em números pequenos”, explicou Brendan Tiernan, coordenador do Programa para Espécies Ameaçadas de Parks na Austrália, à Reuters
Em dezembro, alguns caranguejos chegaram a iniciar o processo de migração por causa de breves chuvas, mas voltaram para o mar logo em seguida. “Tivemos um início falso em dezembro, eles começaram a vir após um baixo volume de chuvas e aqueles que começaram a migração em dezembro rapidamente perceberam que tinham cometido um erro e voltaram”, contou Tiernan.
Como funciona a desova?
Após a primeira chuva do período úmido, milhões de caranguejos-vermelhos sincronizam a migração em massa para o oceano. Esse período, normalmente, acontece entre outubro e novembro, no entanto, também pode ocorrer mais tarde nos meses de dezembro e janeiro. Segundo a instituição governamental Parks Austrália, caranguejos-vermelhos de toda a ilha deixam suas casas ao mesmo tempo, e começam a ir em direção ao oceano para cruzarem e fazerem a desova. Os crustáceos machos lideram a migração e as fêmeas costumam ir atrás.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.