Ouvindo...

Secretário do Tesouro dos EUA minimiza tensão com a China

Scott Bessent afirmou que tarifas anunciadas por Trump para 1º de novembro podem não acontecer e que China está negociando

Scott Bessent afirmou que encontro entre Trump e Xi Jinping ainda vai acontecer

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse nesta segunda-feira (13) que a sobretaxa de 100% contra os produtos importados da China não precisa ser efetivada. O chefe da equipe econômica do presidente Donald Trump afirmou que as linhas de conversa com Pequim foram reabertas e novas negociações estão ocorrendo.

Na sexta-feira (10), Trump ameaçou aumentar “massivamente” as tarifas sobre os produtos chineses em resposta ao controle do governo de Xi Jinping sobre a exportação de terras raras, o grupo de 17 minerais críticos para a indústria, em 1º de novembro. Em resposta, no domingo (12) Pequim disse que não teria medo de “brigar” e que as novas taxas eram hipocrisia dos americanos.

Em entrevista à Fox Business, Bessent afirmou que o encontro entre Trump e Xi, marcado no final do mês durante a cúpula de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), na Coreia do Sul, ainda deve ocorrer. O presidente dos EUA também havia ameaçado cancelar a reunião.

De acordo com Bessent, o movimento chinês é “provocativo”. “Houve uma desescalada significativa da situação. O presidente Trump disse que as tarifas não entrarão em vigor até 1º de novembro. Ele se reunirá com o presidente do partido, Xi, na Coreia do Sul. Acredito que essa reunião ainda será realizada”, afirmou.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.