Enquanto o Brasil comemora a Quarta-Feira de Cinzas, vários países celebram o Valentine’s Day neste dia 14 de fevereiro. A data é o equivalente ao Dia dos Namorados por aqui.
Mas como a data surgiu? Há algumas teorias sobre a origem do Valentine’s Day (ou Dia de São Valentin, em português).
A Igreja Católica tem dois santos que são celebrados em 14 de fevereiro, que seriam grandes defensores do casamento e se tornaram protetores dos namorados.
No século III, proibiram os soldados romanos de se casarem porque isso os deixaria mais fracos. Apesar disso, o padre São Valentim seguiu realizando os matrimônios às escondidas.
O outro santo é o bispo São Valentim de Terni, conhecido por ajudar na reconciliação de vários casais. Os dois foram executados pelo Império Romano.
De acordo com texto publicado pelo Vaticano, a Ordem Beneditina cuidou da igreja de São Valentim em Terni durante a Idade Média e “difundiu o culto do Dia dos Namorados em seus mosteiros na França e na Inglaterra”.
Se de um lado a Igreja faz referência à atuação dos santos para unir casais, de outro, acredita-se que a celebração teve origem na Roma antiga. Entre 13 e 15 de fevereiro, acontecia a Festa de Lupercalia, em que os homens tiravam nomes das mulheres na sorte em uma jarra e acabavam formando um casal.
Independente de onde e porquê tudo começou, nos Estados Unidos, a data se tornou importante economicamente. Por lá, a data movimenta cerca de 20 bilhões de dólares por ano.
Por que o Brasil não comemora o Dia dos Namorados no dia 14 de fevereiro?
Ao contrário da maioria dos países, que comemora o Dia dos Namorados em 14 de fevereiro, o Brasil celebra a data em 12 de junho. Aqui, o dia dedicado aos apaixonados é celebrado, desde 1948, em 12 de junho.
Mas a origem da data brasileira é comercial. Ela surge a partir de uma campanha publicitária encomendada pela extinta rede de lojas de departamentos Exposição Clipper, pensada em movimentar o comércio justamente em um período de desaquecimento do setor.
O dia 12 de junho também foi escolhido por ser a véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho), que tem fama de casamenteiro.
*Com informações de Agência Brasil
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.