Um estudo feito pela revista científica “The Planetary Science” revelou que a região sul da Lua tem sofrido grandes deformações e sofrido terremotos devido ao seu encolhimento. Segundo o artigo, o satélite natural da terra diminuiu mais de 45 metros enquanto o seu núcleo esfriava nas últimas centenas de milhões de anos.
O estudo também explicou que esse encolhimento teria causado terremotos e falhas lunares. Em um comunicado feito pela Nasa em 2019, a instituição americana associou o fenômeno do encolhimento da lua, ao processo de desidratação da uva. “Assim como a uva ganha rugas enquanto ela encolhe, a Lua também fica enrugada a medida que diminui. Ao contrário da pele flexível de uma uva, a superfície da Lua é frágil e se parte à medida que ela encolhe, formando ‘falhas de empuxo’”, explicou a Nasa.
As ocorrências transformaram significativamente a região polar sul da Lua. No estudo da revista, os estudiosos entenderam que algumas falhas que estão no polo sul lunar foram causadas por um terremoto registrado por sismômetros do Programa Apollo há mais de 50 anos.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.