Foi descoberto na Austrália o maior exemplar já registrado da aranha-teia-de-funil, uma das mais raras e venenosas do mundo, com 7,9 centímetros de envergadura.
Nativa da Austrália, o aracnídeo foi encontrado há, aproximadamente, 80 km de Sydney. Inicialmente, ele foi entregue por um local a um hospital da região e, em seguida, doado para pesquisas no Australian Reptile Park.
O aracnídeo foi batizado como “Hércules” em referência ao herói da mitologia grega, conhecido por sua força e grandeza.
Os machos da espécie geralmente são muito menores que as fêmeas, mas Hércules é tão grande quanto a maior fêmea já descoberta.
Maior do mundo?
A aranha-teia-de-funil é reconhecida como uma das aranhas mais perigosas do mundo, devido ao seu veneno potente, que é utilizado na produção de antiveneno.
A espécie recebe esse nome devido à sua técnica única de construção de teias em forma de funil.
A estratégia é eficiente para capturar presas, enquanto as aranhas ficam protegidas em seus esconderijos.
No entanto, “Hércules” não é a maior aranha do mundo, embora seja o maior exemplar conhecido da aranha-teia-de-funil.
A maior espécie é a aranha-golias (Theraphosa blondi), que pode ter uma envergadura de até 30 centímetros. Essa espécie é nativa das florestas tropicais da América do Sul.
Australian Reptile Park
O Australian Reptile Park é um zoológico localizado no estado de Nova Gales do Sul, na Austrália, que tem o compromisso com a conservação e pesquisa de espécies locais.
Fundado em 1948, o parque desempenha um papel significativo na pesquisa, educação e preservação da vida selvagem.
O parque abriga uma variedade impressionante de répteis, incluindo crocodilos, cobras, lagartos e tartarugas - a maioria nativos da Austrália.