Ouvindo...

Times

Famoso ator japonês é condenado por ajudar no suicídio assistido dos pais

Ennosuke Ichikawa afirmou que sente uma “culpa indescritível”, segundo um comunicado divulgado após o anúncio da decisão

Um dos mais famosos atores de teatro tradicional do Japão foi condenado a três anos de prisão sob sursis, nesta sexta-feira (17), por ajudar no suicídio de seus pais, disse o tribunal de Tóquio.

Ennosuke Ichikawa foi detido em junho, depois que os serviços de emergência encontraram seus pais inconscientes em sua casa em Tóquio, no mês anterior.

Posteriormente, confirmaram-se as mortes de seu pai, de 76 anos, também ator de teatro tradicional japonês, e de sua mãe, de 75.

Ichikawa, de 47 anos, é uma estrela do teatro clássico japonês, conhecido como “kabuki”, e já se apresentou em Londres, Amsterdã e Paris.

Segundo a imprensa local, o ator teria comunicado seus pais de sua intenção de tirar sua vida, após ser informado da publicação de uma matéria em um tabloide que o acusava de assédio e de agressão sexual.

Os três teriam decidido se suicidar juntos. Para isso, os pais tomaram comprimidos para dormir com a ajuda do filho, que também foi encontrado semi-inconsciente.

Um porta-voz do tribunal de Tóquio indicou que o ator foi condenado a três anos de prisão sob sursis.

Ichikawa afirmou que sente uma “culpa indescritível”, segundo um comunicado divulgado após o anúncio da decisão.

“Achei que isso deixaria cicatrizes profundas na tradição e na cultura do ‘kabuki’” por causa das acusações do artigo, disse ele.

“Não passa um dia sem que eu pense na decisão que tomei naquele dia. Lamento ter sido o único que sobreviveu, enquanto meus pais morreram”, acrescentou.

A produtora Shochiku, que organizou vários espetáculos de “kabuki” com Ichikawa, declarou que ainda nada foi decidido sobre seu possível retorno aos teatros.

Ichikawa, cujo nome verdadeiro é Takahiko Kinoshi, estreou no teatro “kabuki” na década de 1980 e se tornou um dos atores mais conhecidos do país.

AFP
Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, a AFP cobre a atualidade mundial com uma qualidade única de produção multimídia em vídeos, textos, fotos e infográficos em seis línguas.
Leia mais