Vídeos que circulam nas redes sociais neste domingo (8) mostram integrantes do Hamas invadindo Israel de parapente. No sábado (7), quando iniciou o conflito, o vice-chefe do grupo, Saleh al-Arouri, disse que “uma invasão terrestre seria o melhor cenário para o Hamas”.
De acordo com a imprensa local, a invasão aérea pelos militantes do Hamas iniciou no próprio sábado. Porém, esta foi apenas uma das formas que eles usaram para adentrar no país. Eles usaram também picapes, barcos e motociclistas ao invadirem a fronteira de Gaza - enquanto o território israelense era bombardeado.
📲 Já se inscreveu no canal da Itatiaia no Whatsapp?
⚠️ Os grupos e comunidades da Itatiaia serão desativados em breve. Por isso, se inscreva no canal pra ficar sempre atualizado.⚠️
O ataque ocorreu após o último dia do feriado judaico de Sucot - que iniciou em 29 de setembro e encerrou no último dia 6 de outubro.
Leia também:
Em entrevista ao Al Jazeera no sábado (7), al-Arouri disse que o ataque em grande escala contra Israel é uma “batalha aberta” para libertar o povo palestiniano de uma “nova realidade” imposta pelos israelenses - à qual ele chama de “profanação” - no complexo de al-Aqsa - local sagrado para o Islã e o Judaísmo que é foco de conflitos há décadas.
Ele admitiu, ainda, que