Ouvindo...

Polícia Iraniana quer usar câmeras para identificar e punir mulheres sem véu

Número crescente de iranianas desafia a obrigação de uso do véu desde a morte de Mahsa Amini, presa por suposto desrespeito à norma

Jovem iraniana é identificada ao não usar o hijab em público

A polícia do Irã anunciou neste sábado que planeja instalar “câmeras inteligentes” para identificar e punir mulheres que violarem o código de vestimenta do país.

A polícia pretende “identificar as pessoas que violarem as normas, mediante dispositivos e câmeras inteligentes instalados em locais públicos e estradas”, informou a instituição.

Autoridades poderão, desta forma, enviar “a prova e advertências às transgressoras da lei do hijab (véu islâmico)”, informando as mesmas sobre as consequências legais da reincidência neste crime”, acrescentou a polícia.

Em janeiro deste ano, uma jovem iraniana foi presa após ser identificada trabalhando sem véu em um parque de diversões do Irã. A identificação foi feita com uso de software de reconhecimento facial.

Um número crescente de iranianas desafia o uso obrigatório do véu desde o início da onda de protestos desencadeada pela morte, em setembro de 2022, da jovem Mahsa Amini após ser presa por suposto desrespeito a esta norma.

AFP
Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, a AFP cobre a atualidade mundial com uma qualidade única de produção multimídia em vídeos, textos, fotos e infográficos em seis línguas.