Ouvindo...

Gata nasce com dois rostos na Tailândia e sobrevive por quatro dias

Felinos com essa condição rara são conhecidos como gatos Janus, uma referência ao deus romano que tem dois rostos

Normalmente, a expectativa de vida de animais com essa condição não supera 24 h

Uma gata nasceu com dois rostos na província de Lampang, no norte da Tailândia. Com a condição física, a expectativa era que a felina não vivesse mais do que 24h, mas ela resistiu até a manhã desta quarta-feira (20), quando morreu de insuficiência respiratória.

Felinos com essa condição rara são conhecidos como gatos Janus, uma referência ao deus romano que tem dois rostos. Segundo o jornal britânico Daily Mail, a gata recebeu dois nomes: Tung Ngern (saco de prata) para o lado esquerdo e Tung Tong (saco de ouro) para o lado direito.

Médicos estimaram que a felina morreria em algumas horas, mas elas resistiram por quatro dias. O tutor Anuwat conta que ficou surpreso com a característica, mas se esforçou para que as Tungs continuassem vivas.

Apesar do cuidado, o animal acabou morrendo nesta quarta, às 5:30 do horário local. Através das redes sociais, o tutor disse não saber o que deu errado. “Tung Ngern e Tung Tong morreram. Ela deixou este mundo. Ela lutou muito e foi muito paciente”, publicou Anuwat.

O tutor ainda descreveu a experiência de cuidar do animal. “Ela lutou para nascer. Sua mãe começou a dar à luz às 9h de domingo e dormiu por mais de 12 horas antes de conhecer seus bebês”, contou. “Durmam bem pequeninas. Vocês não sofrerão mais. Fizemos tudo que podíamos”, completou Anuwat.

A expectativa de vida para gatos Janus é de 24 horas. O felino que viveu por mais tempo, e está no Guinness Book, foi “Frank e Louie”. Nascido em Massachusetts, nos Estados Unidos, o animal completou 15 anos.

(Com supervisão de Lara Alves)

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.