Os corpos de 23 dos 26 migrantes mexicanos encontrados mortos no mês passado em um caminhão no Texas, nos Estados Unidos, já chegaram ao México, informou o Ministério das Relações Exteriores do país latino-americano nesta quinta-feira (14).
“Vinte e três corpos já estão em território nacional. Mais dois chegarão amanhã, no último voo”, informou Arturo Rocha, coordenador para a América do Norte da Chancelaria mexicana, no Twitter, após a conclusão de três voos que transferiram os restos mortais dos migrantes.
O corpo de uma das vítimas permanecerá nos Estados Unidos a pedido de seus familiares, detalhou um porta-voz do ministério à AFP.
O funcionário detalhou que os 16 primeiros corpos que chegaram ao México na quarta-feira já estão com seus familiares. Para isso, a Chancelaria e outras departamentos facilitaram o traslado aos estados de donde procediam.
Os mexicanos são a maioria das vítimas desta tragédia ocorrida na cidade de San Antonio e que deixou 53 mortos total, incluindo também cidadãos de Honduras e Guatemala.
Os corpos foram encontrados em 27 de junho por um funcionário público da cidade americana, que ouviu um pedido de socorro perto de uma rodovia onde estava trabalhando e abriu a porta traseira do compartimento de carga do caminhão.
O transporte de migrantes irregulares em caminhões é uma prática cada vez mais comum que envolve milhares de pessoas que tentam entrar nos Estados Unidos fugindo da pobreza e da violência em seus países de origem.
Desde 2014, por volta de 6.430 migrantes morreram ou desapareceram no trajeto rumo aos Estados Unidos, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), e 850 perderam a vida em acidentes ou por viajar em condições desumanas.