As rajadas de vento de até 60 km/h registradas durante a chuva dessa segunda-feira (29) causaram a queda total e parcial de árvores, transtornos pontuais e interrupção no fornecimento de energia elétrica em diferentes regiões do perímetro urbano de Montes Claros.
Ao longo do dia e início da noite, equipes do PEMAD- Pelotão de Emergências Ambientais e Desastres e do 7º BBM- 7º Batalhão de Bombeiros Militar atenderam diversas ocorrências nos bairros Distrito Industrial, Renascença, JK, Residencial Minas Gerais, Monte Sião, Universitário e, principalmente, no Residencial Vitória, onde foram registradas pelo menos seis quedas de árvores.
Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco árvores atingiram muros ou telhados de residências e outras seis caíram sobre vias públicas, provocando interdições temporárias no trânsito. Apesar dos transtornos, não houve registro de vítimas nem de danos a veículos.
Após avaliação técnica em cada local, as guarnições, utilizando equipamentos de proteção individual (EPIs) e ferramentas adequadas, realizaram a supressão total ou a poda das árvores, conforme a necessidade. As ações permitiram a liberação das vias e a eliminação de riscos iminentes de novos acidentes.
Apesar do baixo volume de chuva, os dados do monitoramento pluviométrico apontam acumulados de apenas 0,4 milímetro na região Central e 1,7 milímetro na região Norte da cidade. De acordo com a Defesa Civil Municipal, o órgão não chegou a ser acionado durante as ocorrências, mas informou que, na manhã desta terça-feira (30), equipes irão percorrer os principais pontos atingidos para avaliar possíveis riscos à população.
A forte ventania também causou impactos no fornecimento de energia elétrica. Em nota, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que a queda de uma árvore sobre a rede elétrica provocou falta de energia em bairros da região norte. Equipes foram mobilizadas imediatamente para inspeção e reparos, com o fornecimento sendo totalmente restabelecido por volta das 19h. Entre os bairros afetados estão Village do Lago, Renascença, Planalto, Floresta, Alice Maia, JK, Vila Exposição, Esplanada, Alto São João, Santa Rita, Antônio Pimenta, Jardim Palmeiras e Delfino Magalhães.
Como medida preventiva, o Corpo de Bombeiros orienta a população a evitar áreas abertas durante tempestades e a não se abrigar sob árvores em períodos de chuva intensa. A Defesa Civil reforça a importância de medidas preventivas neste período chuvoso, como o correto armazenamento da água da chuva e atenção redobrada durante episódios de vento forte.