Após nove dias de intensa mobilização, fé e comoção coletiva, a cadela Alegria, também conhecida como Guia, foi encontrada na tarde dessa sexta-feira (09), em Montes Claros, no Norte de Minas. O reencontro aconteceu por volta das 16h, em um sítio localizado na zona rural, depois do Posto Barral II, a cerca de 20 quilômetros do bairro Morada da Serra, onde o animal havia desaparecido.
O caso ganhou grande repercussão nas redes sociais e mobilizou a comunidade. As buscas contaram com o apoio de páginas de proteção animal, além da ampla divulgação realizada pela Rádio Itatiaia, por meio dos nossos canais digitais. A circulação das informações foi decisiva para que o desaparecimento chegasse até moradores da zona rural, contribuindo diretamente para o desfecho positivo.
Alegria foi encontrada por Sandra Vieira, que acolheu a cadela, ofereceu água e alimento e percebeu que se tratava de um animal bem cuidado. “Pelo comportamento dela, dava para ver que tinha tutores. Ela era muito dócil”, relatou. A partir disso, Sandra iniciou buscas na internet e reconheceu o animal por meio das imagens divulgadas nas redes sociais e em matérias jornalísticas.
O primeiro contato com a família ocorreu pelo Instagram, com o apoio de Mayara Andrade, amiga da tutora, que ajudou a intermediar as informações. Em seguida, uma chamada de vídeo confirmou que se tratava realmente de Alegria. “O olhar dela não deixava dúvida. Era ela”, contou a tutora Luiza Lafetá.
A tutora seguiu imediatamente ao encontro da cadela. Segundo o relato, Alegria estava muito cansada após dias caminhando e, no primeiro momento, não reconheceu a tutora. “Ela estava exausta, muito magra, parecia confusa. Depois de alguns minutos, houve a reconexão, e foi impossível conter a emoção”, disse Luiza.
Alegria foi encontrada pelos donos e estava cansada, após caminhar por 20km até o sítio que lhe abrigou
De acordo com a família, Alegria está bem, apresentando apenas um leve machucado e perda de peso. Um médico-veterinário já iniciou os exames para avaliar completamente o estado de saúde do animal.
O esposo de Luiza, André Nogueira, agradeceu publicamente o apoio recebido durante os dias de busca. “A Rádio Itatiaia teve um papel fundamental ao ampliar a divulgação. A ajuda da população foi essencial”, afirmou.
Luiza Lafetá também destacou a importância da fé durante o período de incerteza. “Nós confiamos muito em São Francisco de Assis. Em todos os dias de busca, pedíamos proteção e acreditávamos que a Alegria voltaria para casa. Esse reencontro é fruto da fé e da união das pessoas”, declarou.
Ela ainda agradeceu à população de Montes Claros, que descreveu como solidária e participativa, além de reconhecer o gesto de Sandra Vieira pelo acolhimento da cadela. “Esse reencontro reforça o valor da vida, da solidariedade e da conexão entre as pessoas e a natureza”, concluiu.