Ouvindo...

Segurança é reforçada na Expomontes 2025 com tecnologia e integração policial

Drones e câmeras de reconhecimento facial serão usadas durante os 12 dias do evento

Em entrevista exclusiva à Itatiaia, o Tentente-coronel Welington Eduardo Mourão Ferreira, detalhou a ação de segurança montada para o evento

A segurança da Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes) foi reforçada para garantir tranquilidade ao público durante os 12 dias de evento. Segundo o tenente-coronel Welington Eduardo Mourão Ferreira, comandante do 50º Batalhão da Polícia Militar, “temos várias ações que são definidas nesse comitê de forma estratégica pra podermos garantir a segurança do público”.

Ele explicou que a atuação inclui patrulhamento interno e externo, além de um Centro de Comando Integrado com diversas forças de segurança. “Temos Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e várias outras agências integradas aqui pra podermos estar solucionando qualquer demanda”, afirmou.

Entre as inovações deste ano, estão o uso de drones, câmeras em todo o parque e inteligência artificial para monitoramento. “A tecnologia está a favor da segurança. Temos a quantidade de público entrando, a quantidade de público saindo”, disse, reforçando que o limite de 30 mil pessoas será controlado em tempo real para evitar tumultos.

Para garantir a segurança de todos, um Centro de Segurança Integrado foi montado

O comandante destacou também a importância da autoproteção dos visitantes. “Se beber, não dirija. Cuidado com seus pertences, sejam solidários uns com os outros e sejam os olhos da Polícia Militar. Qualquer situação anormal, acione a equipe de segurança”. Ele completou que o reforço policial abrange não só o parque, mas também áreas externas e acessos para garantir um evento seguro para todos.

Os canais 190 e 181 estarão disponíveis para denúncias. O número de policiais poderá ser ajustado conforme a demanda e a chegada de reforços externos.

No trânsito, a MCTrans seguirá com a mesma organização dos anos anteriores, estabelecendo áreas específicas para embarque e desembarque de táxis, veículos de aplicativo e ônibus.

De acordo com a Sociedade Rural de Montes Claros, a expectativa é de que a feira receba aproximadamente 350 mil visitantes ao longo da programação.

Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.