Ted Nobre Evangelista, psicólogo, palestrante, consultor e novo presidente do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG) concedeu entrevista, nesta quarta-feira (16), ao programa Rádio Vivo, da Itatiaia Montes Claros, apresentado por Dieikyla Damaris. Ele é o primeiro montes-clarense a ocupar esse posto de destaque na psicologia mineira. “É uma grande honra e uma grande responsabilidade”, afirmou. O especialista destaca que o cargo representa um voto de confiança de seus pares: “Estou à frente justamente para poder garantir uma psicologia ética, voltada para atender às necessidades da sociedade”.
O CRP-MG é uma autarquia pública responsável por orientar, fiscalizar e regulamentar o exercício da psicologia no estado. Além disso, atua no diálogo com a sociedade, valorizando a profissão e seus profissionais. Ao falar sobre os desafios da psicologia em Minas Gerais, Ted Nobre enfatiza que vivemos uma era de adoecimento mental, em que muitas pessoas buscam ajuda e acabam expostas a práticas não regulamentadas. “O nosso dever é levar uma psicologia de qualidade à sociedade e qualificar constantemente as nossas psicólogas e os nossos psicólogos, sem permitir a violação de direitos”.
Para valorizar a profissão diante da crescente demanda por atendimentos em saúde mental, o CRP-MG atua por meio de comissões de orientação, produção de materiais e disponibilização de informações acessíveis à população, como no site oficial do Conselho. “É importante que a sociedade saiba onde encontrar profissionais habilitados e compreenda o que é regulamentado dentro da Psicologia”, afirma o psicólogo.
O presidente também destacou a importância da estrutura descentralizada do CRP-MG, com subsedes em várias regiões do estado. “Interiorização é o nosso foco. Temos que ir onde os psicólogos estão”, defende. As subsedes permitem maior proximidade com os profissionais, fortalecendo a atuação do Conselho mesmo em tempos de acesso digital. “Às vezes, uma orientação fundamentada precisa de tempo e escuta qualificada”, explica.
Sobre o papel da psicologia na sociedade, Ted é enfático: “Saúde mental não é frescura. É necessária”. Ele ressalta que a psicologia está presente em todos os contextos: nas escolas, nos hospitais, nas empresas e nos lares. “Falamos de relacionamentos, autocobrança, perfeccionismo, cuidado com o corpo e os objetivos de vida”. A categoria também conta com instrumentos exclusivos, como os testes psicológicos, e atua diretamente em políticas públicas como o Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Encerrando a entrevista, Ted compartilhou as prioridades da sua gestão. “A nossa gestão é democrática. Escutamos a categoria, aprovamos propostas e executamos aquilo que foi solicitado”. Entre os focos está o fortalecimento do respeito e reconhecimento da psicologia por parte da sociedade, o combate a práticas de psicoterapia que lesam o público e a garantia de processos éticos nas próximas eleições do Conselho. “O trabalho é grande e desafiante, mas estamos motivados a construir uma psicologia cada vez mais comprometida com a ética, com a ciência e com as pessoas”.