Ouvindo...

Presidente da OAB Montes Claros reforça combate ao golpe do falso advogado nesta sexta-feira (11)

Criminosos têm se aproveitado do acesso a processos judiciais para aplicar fraudes

Dr. Herbert Alcântara Ferreira, presidente da OAB Montes Claros, concedeu entrevista exclusiva à Itatiaia

O presidente da 11ª Subseção da OAB Minas Gerais, Dr. Herbert Alcântara Ferreira, participou de uma entrevista ao vivo na Rádio Itatiaia Montes Claros, onde alertou a população sobre os perigos do golpe do falso advogado, além de destacar o papel constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na defesa da advocacia e da sociedade. “O nosso trabalho é garantir que a sociedade possa contar com uma advocacia ética e responsável, além de orientar a todos para que não caiam nesses golpes”, afirmou.

Segundo Dr. Herbert, os criminosos têm se aproveitado do acesso público a processos judiciais para aplicar fraudes. “Vivemos na expansão tecnológica, e isso traz não só benefícios, mas também mazelas. Os golpistas usam dados públicos dos processos, criam perfis falsos com a imagem do advogado e entram em contato com o cliente, geralmente via WhatsApp, se passando pelo profissional”, explicou. Muitas vezes, a vítima, acreditando estar falando com o seu advogado de confiança, acaba repassando dados sensíveis ou realizando pagamentos indevidos. “É um absurdo. E o mais preocupante é que isso não atinge só idosos, mas também os jovens. Está generalizado em todo o país”, alertou.

Durante a entrevista, o presidente destacou ainda que a OAB tem atuado de forma proativa e coordenada com outras instituições para enfrentar o problema. “Estamos alinhados com o presidente estadual da OAB, Gustavo Chalfun, com o presidente nacional Beto Simonetti e também com autoridades como o Ministério Público e a Polícia Civil. Já solicitamos a abertura de inquérito especializado junto ao delegado regional para investigar os casos em Montes Claros”, relatou.

Papel social da OAB

Além da atuação no combate ao crime, a OAB Montes Claros mantém um trabalho contínuo de conscientização da sociedade por meio de suas comissões temáticas, como a OAB Mulher, OAB Diversidade, Igualdade Racial, OAB Jovem, entre outras. “Temos 47 comissões atuando em áreas específicas. Nosso compromisso vai além da advocacia: é com a justiça social, com o equilíbrio e com a democracia”, destacou.

Questionado sobre como identificar um possível golpe, Dr. Herbert foi direto: “O cidadão deve procurar o advogado pessoalmente ou contatar diretamente o número registrado no contrato. Só realize pagamentos após ter certeza absoluta da identidade do profissional”. E reforçou: “Se houver qualquer suspeita de golpe, mesmo que ele não tenha sido consumado, é essencial registrar boletim de ocorrência e informar a OAB”.

Por fim, o presidente agradeceu o espaço concedido pela imprensa e reforçou a importância de campanhas educativas. “Assim como a desinformação se espalha, precisamos usar os mesmos canais para proteger a sociedade. A informação é nossa principal arma contra esses crimes”, concluiu.

A entrevista integra uma série de ações da OAB Montes Claros voltadas para a valorização da advocacia, o fortalecimento do Estado Democrático de Direito e a segurança da população. Caso o cidadão tenha alguma dúvida, deve procurar a OAB por meio de seus canais oficiais.

A entrevista foi concedida ao programa Rádio Vivo, apresentado por Dieikyla Damaris, nessa quinta-feira (10).

Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.