Montes Claros se destaca na emissão de passaportes e integra ranking dos principais pólos de Minas Gerais

O público feminino predomina representa mais da metade das emissões, com maior procura entre pessoas de 20 a 39 anos

Polícia Federal em Minas Gerais registrou a emissão de 239.457 passaportes ao longo de 2025.

Montes Claros está entre os municípios mineiros que mais emitiram passaportes nos últimos anos e se consolida como um dos principais pólos de atendimento da Polícia Federal em Minas Gerais, de acordo com os dados divulgados, nesta sexta-feira (1). O município registrou 6.634 passaportes emitidos, atendendo não apenas moradores da cidade, mas também de diversos municípios do Norte de Minas.

Além de Montes Claros, os dados apontam que as maiores emissões de passaportes no estado ocorreram em Belo Horizonte, Uberlândia, Juiz de Fora, Ipatinga, Varginha, Divinópolis, Governador Valadares e Uberaba, cidades que concentram os principais postos da Polícia Federal em Minas Gerais.

O desempenho regional acompanha o crescimento estadual. Nos últimos dez anos, a Polícia Federal em Minas Gerais emitiu mais de 2 milhões e 300 mil passaportes, colocando o estado na terceira posição no ranking nacional, com 9,3% do total de documentos emitidos no país. Somente em 2025, foram 239.457 passaportes, um aumento de 10,7% em relação a 2024.

Atualmente, Minas Gerais conta com 10 postos da Polícia Federal responsáveis pela emissão do documento. A média diária é de 966 passaportes emitidos em dias úteis, e o tempo médio de atendimento da solicitação é de um dia e meio.

Perfil do solicitante

O perfil dos solicitantes mostra predominância do público feminino, que representa 54,6% das emissões, enquanto os homens correspondem a 45,4%. A maior procura está entre pessoas de 20 a 39 anos, faixa etária considerada economicamente ativa.

Entre as profissões que mais solicitam passaportes estão estudantes, aposentados, administradores, advogados e comerciantes. Segundo a Polícia Federal, o crescimento acompanha a retomada das viagens internacionais e reforça a importância de Montes Claros como ponto estratégico no atendimento à população do Norte de Minas.

Leia também

Formada em Jornalismo pela Funorte, Janaina Sacerdote é repórter multimídia da Rádio Itatiaia em Montes Claros. Antes, passou por Fundação Fé e Alegria Montes Claros e Rádio Educadora /Pop 95Fm.

Ouvindo...