Ouvindo...

Infestação de Aedes Aegypti tem queda em Montes Claros

A cada 100 casas cerca de três tem foco de dengue, chikungunya e zika

Essa espécie é frequente em áreas de aglomeração de pessoas e locais propícios para os depósitos de ovos

A Prefeitura de Montes Claros divulgou nessa segunda-feira (8) o resultado do 3º LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti) de 2025, realizado entre 18 e 27 de agosto, que registrou índice de infestação de 3,12%. Isso significa que, a cada 100 residências vistoriadas, em mais de três foram identificados criadouros do vetor da dengue, chikungunya e zika. O índice representa médio risco, de acordo com o Ministério da Saúde, que classifica abaixo de 1% como baixo risco, entre 1% e 3,9% como médio risco e acima de 3,9% como alto risco. O dado mostra avanço em relação ao segundo levantamento do ano, feito entre 26 de maio e 4 de junho, quando o índice foi de 5%, considerado de alto risco.

Entre os 56 bairros com maior índice de infestação, estão: Vila Regina I (22,2%), Nova Morada (13,6%), Vila Santa Cruz (13,3%) e Veneza Park (12,5%).

Apesar da melhora, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que ainda não é momento de relaxar os cuidados. Os depósitos móveis, como vasos, pratos de plantas, bebedouros de animais e reservatórios de climatizadores, responderam por 46,6% dos focos, seguidos dos depósitos fixos (26,8%) e dos recipientes ao nível do solo, usados para armazenamento de água (23,4%).

A Prefeitura informou também que mantém inspeções domiciliares, uso de drones para monitoramento, armadilhas ovitrampas (armadilha usada para atrair fêmeas do mosquito Aedes aegypti para que depositem os seus ovos), operações pente-fino, campanhas educativas e aplicação de inseticida em áreas críticas.

As principais recomendações incluem limpeza semanal e vedação de reservatórios, destinação correta do lixo, manutenção de calhas, ralos e quintais, além do cuidado contínuo com piscinas e lotes vagos.

A população pode denunciar focos do mosquito pelos telefones (38) 2211-4400 e 0800 283 3330 (Disque Dengue).

Leia também

Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.
Alice Ottoni, estagiária de Jornalismo da Itatiaia.