Um homem de 49 anos foi preso pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) neste domingo (15), em Rio Pardo de Minas, durante uma operação voltada à repressão de crimes de exploração sexual de adolescentes. A ação resultou no cumprimento de mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão.
De acordo com as investigações, o suspeito mantinha relacionamento com uma adolescente de 15 anos, oferecendo vantagens pessoais e financeiras. Há indícios de que os encontros ocorriam com o consentimento da mãe da jovem, que já havia sido presa anteriormente, sob suspeita de explorar sexualmente a própria filha e de intermediar encontros da adolescente com outros homens.
Segundo a delegada responsável pelo caso, Mayra Coutinho, a vítima era submetida a encontros mediante promessa de benefícios econômicos, com anuência da mãe. “A gravidade da conduta e a violação de direitos justificaram a adoção de medidas rigorosas”, afirmou.
Mesmo após a prisão da mãe e a continuidade do inquérito, o investigado voltou a procurar a adolescente, oferecendo ajuda financeira, o que reforçou a necessidade de sua prisão preventiva. A operação foi realizada no domingo de carnaval, após a polícia receber informações de que o homem pretendia fugir para outro estado.
Durante a ação, foram apreendidos dois telefones celulares, encaminhados à perícia técnica da PCMG. O preso foi levado ao sistema prisional e permanece à disposição da Justiça.