O Governo de Minas Gerais divulgou o resultado do edital do programa Geração Esporte, que vai contemplar 29 municípios com investimento total de R$ 7,6 milhões para promover a inclusão social por meio da prática esportiva.
Coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o programa é voltado para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, com ou sem deficiência, matriculados em escolas públicas ou privadas (na condição de bolsistas). As atividades serão realizadas no contraturno escolar, supervisionadas por profissionais de educação física.
Cada município receberá R$ 264 mil para oferecer aulas gratuitas a pelo menos 120 alunos ao longo de 24 meses. O recurso pode ser usado para a compra de materiais esportivos e contratação de profissionais.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, ressaltou a importância da iniciativa:
“Oferecer acesso ao esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão social, que promove saúde, disciplina e valores essenciais para a formação das nossas crianças e adolescentes”, destacou.
Cidades do Norte de Minas contempladas
Na região Norte e Noroeste do estado, serão atendidos os municípios de:
Ubaí, São João do Pacuí, Ponto Chique, Montalvânia, Santa Fé de Minas, Patis, Chapada Gaúcha, Botumirim, Engenheiro Navarro, Berizal, Coração de Jesus, Guaraciama, Novorizonte, Capitão Enéas, Vargem Grande do Rio Pardo, Jequitaí, Jaíba, Ibiaí, Serranópolis de Minas, Urucuia, Gameleiras, Mato Verde, São João da Lagoa, São Romão e Mirabela.
O programa reforça o compromisso do Estado em ampliar o acesso ao esporte e criar novas oportunidades para crianças e adolescentes em várias regiões de Minas Gerais.