Ouvindo...

Exposição “Daqui por Diante” celebra ícone da comnunicação de Montes Claros

Jornalista Elias Siufi é o homenageado e sua história no rádio é o tema principal

Mais de cem rádios fazem parte da exposição de arte

De 13 a 19 de agosto, o Montes Claros Shopping recebe a exposição “Daqui por Diante – Elias Siufi”, que presta tributo a um dos nomes mais importantes da comunicação e do desenvolvimento cultural da cidade. A mostra integra o projeto criado em 2007, que a cada edição homenageia personalidades de relevância histórica e simbólica para a região.

Nesta edição, o objeto escolhido para intervenção artística são rádios vintage, simbolizando a trajetória de Elias Siufi no rádio e no jornalismo. Cem peças foram entregues a artistas, designers e comunicadores para reinterpretar a história e o legado do homenageado, resultando em obras únicas, disponíveis para aquisição.

Elias Siufi é uma das figuras mais importantes do norte mineiro no ramo da comunicação

Reconhecido por sua atuação na radiodifusão, produção cultural e vida pública, Elias Siufi, empresário, radialista e jornalista, deixou uma marca de incentivo à arte local, preservação da memória e valorização do pertencimento. Ele era natural de Campo Grande (MS) e faleceu aos 78 anos em dezembro de 2019.

Além das obras, a exposição conta com totens interativos, vídeos e recursos de acessibilidade, como visitas guiadas para deficientes visuais, intérpretes de Libras, mesa tátil e identificação em braile. A programação inclui palestras, visitas de estudantes universitários e encontros sobre arte, mídia, inclusão e representatividade. Mais de 90 artistas participam da iniciativa, incluindo nomes de outras cidades e estados, ampliando o diálogo cultural.

A visitação é gratuita e aberta ao público, na Praça de Eventos, no horário de funcionamento do shopping.

Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.