Chuvas elevam nível dos rios e Bombeiros reforçam ações preventivas no São Francisco

As ações envolvem vistorias em ilhas e áreas vazanteiras para avaliar riscos, orientar moradores e prevenir emergências

Chuvas dos últimos dias aumentou o nível do rio São Francisco, que transbordou em alguns trechos.

As chuvas recentes elevaram significativamente o nível dos rios no Norte de Minas, muitos deles afluentes do Rio São Francisco, o que levou o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil a intensificarem ações preventivas para proteger comunidades ribeirinhas em municípios como Januária e Pirapora.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o aumento do volume de água é resultado das cheias dos afluentes do São Francisco após as fortes chuvas registradas nos últimos dias. Diante desse cenário, equipes do 7º Pelotão de Bombeiros Militar de Januária, em conjunto com a Defesa Civil, passaram a realizar monitoramento diário do nível do rio, utilizando a régua de medição como referência técnica para acompanhamento da elevação das águas.

As ações incluem vistorias em ilhas e áreas vazanteiras, com o objetivo de avaliar riscos, orientar moradores e antecipar possíveis situações de emergência. Durante as visitas, os militares reforçam as orientações de segurança, alertando a população para que fique atenta às condições climáticas e procure locais seguros diante de sinais de inundação.

O trabalho preventivo também conta com monitoramento aéreo, utilizado para identificar animais de criação que permanecem em ilhas às margens do rio. A medida busca alertar os proprietários para a retirada preventiva dos animais. Quando a remoção não é possível por meios próprios, os moradores são orientados a acionar o Corpo de Bombeiros para avaliação e apoio no resgate.

O Corpo de Bombeiros orienta que a população ribeirinha evite permanecer ou transitar por áreas alagadas, não tente atravessar locais inundados, providencie com antecedência a retirada de animais e bens de áreas de risco e acione imediatamente o telefone 193 em qualquer situação de perigo ou emergência.

Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.

Ouvindo...