Nesta quinta-feira (29) comerciantes em todo o país estão aproveitando o Dia Livre de Impostos para protestar contra a alta carga tributária embutida em produtos e serviços no Brasil. Em Montes Claros, o Posto Varanda II adotou a ação e, no dia de hoje, comercializou 1.500 litros de gasolina comum sem a incidencia dos impostos CIDE. ICMS e PIS/COFINS.
Com distribuição de senha para motoristas e motociclistas, os consumidores correram para garantir o litro por R$3,82 ainda de madrugada. De acordo com o presidente da CDL Montes Claros, Erandes Ferreira, essa é uma ação importante que “aproxima da população e mostra para o empresário, para os representantes federais, estaduais e municipais que o dinheiro que a gente investe em impostos, ele volta para as nossas atividades diárias.”
Ainda na visão de Ferreira, a ação feita no dia de hoje desmistifica a ideia de que o dono do posto é o culpado pelo valor do combustível nas bombas, já que existem diversos outros fatores que também influenciam no preço final para o consumidor. Quem também explica sobre este assunto é o presidente da Minaspetro, Rafael Macedo. “Muito se fala sobre o preço da Petrobras, do posto e das usinas de etanol, mas se esquecem que quem abocanha a maior parte do valor final dos combustíveis é o Estado, que periodicamente vem subindo os impostos, tanto os federais quanto os estaduais”, afirma.
Vários lojistas estão participando do Dia Livre de Impostos. Para conferir os estabelecimentos, basta acessar