Uma menina de seis anos foi picada por uma cobra enquanto voltava da escola para casa, a pé, na última terça-feira (14), na comunidade Lapinha dos Gramas, zona rural de Coração de Jesus.
Segundo relato da mãe, o ataque aconteceu próximo a uma ponte. Assustada, a menina correu até a residência, e o pai retornou ao local do incidente, encontrando o animal peçonhento e entregando-o à equipe do Samu para ajudar na identificação do soro adequado.
A Unidade de Suporte Básico de Coração de Jesus constatou que a criança apresentava edema e sangramento no local da picada. Ela foi levada imediatamente ao hospital da cidade, mas, diante da quantidade limitada de soro antiofídico disponível, foi necessária a transferência para Montes Claros.
No trajeto, a Unidade de Suporte Avançado de Montes Claros interceptou a ambulância e assumiu o transporte da vítima até o Hospital Universitário. Conforme informou a unidade hospitalar, a criança permanece internada em estado instável, recebendo todos os cuidados médicos necessários.
Durante as estações de primavera e verão em Minas Gerais, há um aumento de ocorrências com animais peçonhentos. Neste período, animais como escorpiões, aranhas e serpentes, saem de seu habitat natural e invadem residências e quintais e acabam provocando acidentes.
Para evitar acidentes, os bombeiros dão dicas do que pode ser feito quando encontrar esses animais e relembra a necessidade de adoção de alguns cuidados.
Guia: como evitar acidentes com animais peçonhentos
- Nunca andar descalço em lugares de mata fechada. O uso dos sapatos, botinas, botas ou perneiras deve ser obrigatório;
- Olhar sempre com atenção os caminhos a percorrer;
- Usar luvas nas atividades rurais e de jardinagem. Nunca colocar as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, entre espaços situados em montes de lenha ou entre pedras. Esses são os melhores esconderijos para animais peçonhentos;
- Vedar frestas e buracos em paredes e assoalhos;
- Animais como galinhas e gansos, em geral afastam a serpentes das áreas mais próximas as habitações e se alimentam de aranhas e escorpiões;
- Evitar plantas como trepadeiras muito encostadas a casa, folhagens entrando pelo telhado ou mesmo pelo forro.
- Não depositar ou acumular lixo, entulhos e materiais de construção junto a casa;
- Não montar acampamentos junto a plantações, pastos ou matos em regiões aonde normalmente há roedores e serpentes;
- Nas matas ou nas beiradas das entradas, em acampamentos ou piqueniques, nunca deixar as portas do carro abertas, principalmente ao anoitecer. Mesmo durante a troca de pneu, ter essa precaução;
O que fazer em caso de acidente:
- Lavar local da picada de preferência com água e sabão;
- Manter a vítima deitada, evitar que ela se movimente para não favorecer a absorção do veneno;
- Levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo, se possível com o animal agressor, mesmo morto, para facilitar o diagnóstico;