Ouvindo...

Festa Nacional do Pequi chega à 32ª edição em Montes Claros com novo formato

O evento, que conta com programação de música, cultura e gastronomia, será nos dias 7, 8 e 9 de novembro

A programação do evento foi divulgada em coletiva de imprensa nessa quinta-feira (23).

De 7 a 9 de novembro, Montes Claros receberá a 32ª edição da Festa Nacional do Pequi, promovida pela prefeitura, com apoio da Cemig e do Sebrae. O evento terá entrada gratuita e será realizado na Avenida Viriato Ribeiro, no Mercado Municipal e no Parque Cândido Canela, oferecendo uma programação musical, cultural e gastronômica diversificada.

A festa contará com shows de Tuia e Guarabyra, Pereira da Viola, A Outra Banda da Lua, Orquestra Mineira de Viola e Lundu Sapateado Caipira, além de intervenções teatrais, artesanato, oficinas, culinária típica e atividades educativas sobre o cerrado. Este ano, o evento integra o Festival Sabores do Gerais e o Festival Flor de Pequi, reforçando a valorização da cultura geraizeira, dos saberes tradicionais, da sustentabilidade e da economia criativa.

O evento terá entrada gratuita e será realizado na Avenida Viriato Ribeiro, no Mercado Municipal e no Parque Cândido Canela.

A secretária municipal de cultura e turismo, Júnia Velloso Rebello, destacou que o festival combina tradição e inovação: “A parceria com o Festival Sabores dos Gerais cria um ambiente novo, acolhedor e valorizador para a cidade, onde as pessoas vão perceber a importância de participar de um evento gastronômico com a nossa identidade. Com certeza, elas vão se surpreender com o espaço e a qualidade das atrações e serviços que estamos oferecendo”.

O secretário municipal de aceleração econômica, Glen Andrade, destacou que a 32ª Festa Nacional do Pequi incluirá o Projeto Sabores do Cerrado, que valoriza o pequi e outros frutos da mata nativa, como jatobá, coco macaúba e coquinho azedo. Segundo ele, a iniciativa estimula a produção de pratos típicos, movimenta bares, restaurantes, hotéis e o mercado municipal, e gera emprego e renda, inclusive na zona rural, fortalecendo a economia e a cultura de Montes Claros.

O prefeito Guilherme Guimarães destacou que a festividade, além de uma celebração, é uma forma de valorizar a produção local e o desenvolvimento de Montes Claros. “O evento vai gerar crescimento econômico e mostrar os nossos frutos, reforçando que somos a capital nacional do pequi. Convidamos todos a participar nos dias 7, 8 e 9 de novembro para celebrar, compartilhar e demonstrar a força do povo do Norte de Minas”, afirmou.

Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.