A Cemig inaugurou nesta quarta-feira (23), em Montes Claros, a nova Superintendência Regional Norte, como parte de um processo de reestruturação que visa aproximar a empresa dos clientes e melhorar a qualidade do fornecimento de energia no interior de Minas Gerais. A iniciativa integra o maior ciclo de investimentos da história da companhia.
Além da superintendência, foram criadas também duas novas gerências, em Montes Claros e Paracatu, com autonomia para direcionar os investimentos conforme as demandas locais. Somente para 2025, estão previstos cerca de R$ 936 milhões em obras e melhorias na região Norte e Noroeste do estado.
Entre os destaques está o programa Mais Energia, que já entregou 21 novas subestações na área da nova regional e prevê outras seis novas unidades e quatro ampliações em 2025. Estão previstas ainda a construção de 159 km de linhas de distribuição e a instalação de 177 religadores automáticos.
O agronegócio será um dos principais beneficiados com os projetos Cemig Agro e Minas Trifásico, que prometem melhorar o atendimento rural. Serão 76 bases no interior do estado, dez delas na Regional Norte, com equipes especializadas para atender produtores rurais. A Cemig também contratou mais de 220 eletricistas para reforçar o atendimento em toda a área de concessão.