Veículos de transporte escolar passam por vistoria em Juiz de Fora

Ação é realizada semestralmente antes do início do período letivo

Van escolares já podem usar faixa exclusiva de ônibus em BH; saiba onde

Uma nova rodada de vistorias nos mais de 230 veículos que atuam no transporte escolar será realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) de Juiz de Fora, a partir desta segunda-feira (19).A ação ocorre semestralmente, sempre antes do início do período letivo, para garantir a segurança dos estudantes que utilizam o serviço.

A orientação é para que pais e responsáveis verifiquem se o veículo contratado possui o selo de vistoria atualizado, na cor verde, que deve estar afixado no para-brisa após a conclusão das inspeções.

Identificação

Para facilitar e reforçar a identificação dos veículos que prestam o serviço de forma regular, de acordo com a Prefeitura, será implantado um novo adesivo com a frase “Transporte Vistoriado”, na lateral direita dos veículos aprovados.

Durante as vistorias, agentes de transporte e trânsito da SMU avaliam itens de segurança obrigatórios, como cintos de segurança, limitadores de janelas, extintor de incêndio e tacógrafo. Também são verificadas as condições de conservação e limpeza dos veículos, além do funcionamento dos faróis e do sistema elétrico.

Paralelamente, é realizada a análise da documentação dos veículos, motoristas e monitores cadastrados. Quem realizar o transporte escolar de forma irregular está sujeito às penalidades previstas em lei, que incluem aplicação de multas e apreensão do veículo, em caso de atuação sem autorização.

Os responsáveis pelos veículos devem comparecer ao Centro de Vistorias da SMU, na Rodoviária Miguel Mansur, no horário previamente agendado, conforme divulgado no site da Prefeitura de Juiz de Fora.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Leia também

Graduando em jornalismo pela UFJF, Michel Santos é estagiário da Itatiaia em Juiz de Fora. Apaixonado por esportes, videogames e fã aficcionado de automobilismo.

Ouvindo...