Na próxima terça-feira (28), a Igreja Católica celebra a festa litúrgica de São Judas Tadeu. O primo de Jesus, que também foi apóstolo, se tornou exemplo de fé, coragem e esperança diante das dificuldades. O santo das causas impossíveis e desesperadas é considerado intercessor dos fiéis em momentos de aflição.
Na Arquidiocese de Juiz de Fora, diversas comunidades são dedicadas ao santo e preparam uma programação especial para festejar o padroeiro. Além das celebrações religiosas, estão previstos eventos sociais, com barraquinhas.
Festas em Juiz de Fora
No Santuário São Judas Tadeu, no Bairro Furtado de Menezes, está em andamento a novena às 15h e às 19h. Na terça (28), haverá missas às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h. Às 18h, haverá missa seguida de procissão. A conclusão será às 20h, com missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira. Durante todo o dia, haverá atendimento de confissões e funcionamento de barraquinhas.
Além disso, na capela no Bairro São Judas Tadeu, os devotos rezam o tríduo a partir deste sábado (25). E a programação na terça (28) terá missas às 8h e 15h, seguida de café compartilhado. Às 18h, haverá procissão saindo da Praça São Judas Tadeu, com oração do terço e encenação e em seguida missa solene.
Na capela no Bairro Arco Íris, o tríduo também começa neste sábado (25). Na terça, estão previstos terço, procissão e missa solene.
Festas na Zona da Mata
Em Santos Dumont (MG), no Bairro Graminha, a novena segue até segunda (27). No dia do padroeiro, haverá missa às 10h, procissão às 18h e celebração solene, às 19h.
Em São João Nepomuceno, os devotos de São Judas Tadeu se reúnem na capela no Bairro Alto dos Pinheiro, a partir deste sábado (25) para o tríduo. E no dia 28, a celebração será com terço, seguido de missa.