‘Tô de Férias na UAI’ incentiva emissão de identidade nacional para crianças

Em Juiz de Fora, o atendimento é na unidade do Jardim Norte, de 9h às 17h.

Juiz de Fora é um dos municípios de Minas Gerais onde está em andamento o projeto “Tô de Férias na UAI.”

Segundo a Unidade de Atendimento Integrado (UAI), o objetivo é aproveitar o período de férias e incentivar que os responsáveis levem as crianças para tirarem a Nova Carteira de Identidade Nacional.

Em Juiz de Fora, o serviço está em andamento na unidade do Jardim Norte, de 9h às 17h, com distribuição gratuita de algodão doce e pipoca. Em todo o estado, a iniciativa também é realizada em unidades em Belo Horizonte, Betim, Montes Claros e Uberlândia. O prazo para entrega do documento varia entre 7 a 15 dias úteis.

O cidadão que quiser aproveitar as férias escolares para tirar a nova carteira de identidade nacional deve fazer o agendamento pelo portal mg.gov.br ou pelo MG App.

Orientações para solicitar o documento

Conforme a UAI, não existe idade mínima para solicitar o documento. Crianças e adolescentes menores de 16 anos precisam estar acompanhados dos pais ou dos responsáveis legais.

De acordo com a UAI, é necessário para tirar o documento:

  • apresentar a certidão de nascimento;
  • a fotografia é tirada no momento do atendimento, exceto para crianças de colo ou que não conseguem ficar sentadas na cadeira sem auxílio. Neste caso é necessário trazer uma foto 3x4.
  • Para os pais que estiverem somente acompanhando a criança, necessário documento de identificação com foto;
  • Pais que queiram fazer a CIN , será necessário trazer a certidão conforme o estado civil:
    • se solteiro, certidão de nascimento
    • se casado, certidão de casamento
    • se divorciado ou separado, certidão de casamento com averbação do divórcio ou da separação

Podem ser apresentadas a certidão original, digital ou uma cópia autenticada em cartório. O documento deve estar legível, sem rasgos, emendas ou rasuras que comprometam a originalidade.

Para a versão digital, somente será aceita se ainda estiver válida na data do atendimento, sendo visualizada através da leitura do QRCODE contido no próprio documento.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Leia também

Ouvindo...