‘Tina Bonita e Suas Histórias’ resgata cultura dos orixás e do aprendizado pela escuta

Livro infantojuvenil será lançado na manhã deste sábado (20), no Jardim Botânico

Livro infantojuvenil ‘Tina bonita e suas histórias’ será lançado neste sábado (20) em Juiz de Fora

O livro infantojuvenil “Tina Bonita e suas histórias” será lançado neste sábado (20), às 10h, em evento no Jardim Botânico.

A obra, que foi contemplada pelo Edital Quilombagens, do Programa Cultural Murilo Mendes, foi escrita pela historiadora Camila Carvalho e tem ilustrações da designer Nívea Ferreira.

Pelas páginas, a pequena Tina aprende com os avós Joaquim e Perpétua sobre os orixás Oxóssi, Iansã, Oxum, Obá, Nanã, Iemanjá e Ewá. Tudo de forma simples, afetuosa e conectada a situações do cotidiano.

“A mitologia dos orixás faz parte da cultura afro-brasileira e, muitas vezes, é deixada de lado. A obra é uma voz contra o preconceito, além de abordar a questão da escuta e aprendizado com os mais velhos”, afirma Camila Carvalho em participação no quadro Itatiaia Entrevista.

Além da apresentação do livro, o evento contará com um bate-papo sobre o processo de criação e, em seguida, um sarau, no qual as autoras farão a leitura de textos. O evento é gratuito e aberto ao público.

As autoras também distribuirão os livros em dez escolas da rede municipal de ensino, para que eles sejam trabalhados no currículo obrigatório de História da África.

Confira a íntegra da entrevista da autora Camila Carvalho para a jornalista Désia Souza.

Leia também

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.

Ouvindo...